PMCG aumenta salário e jornada de professor

Aumento vai representar acréscimo no salário em torno de 10% a 12%; aumento entra em vigor a partir do mês de novembro.

A partir de novembro, os professores da rede municipal de Campina Grande terão mais três horas incorporadas à folha de pagamento, completando 30 horas de jornada. O aumento vai representar acréscimo no salário em torno de 10% a 12%. De acordo com a secretária de Educação, Iolanda Barbosa, o salário inicial de um professor varia em torno de R$ 1.350,00, valor bruto. Ela também anunciou que o edital do concurso municipal que vai contemplar várias categorias, inclusive o magistério, deve ser lançado em agosto, quando será divulgada a quantidade de vagas.

A secretária ressaltou que a medida atende a uma reivindicação antiga da categoria. “Era uma luta da categoria. O prefeito Romero apresentou à Câmara Municipal no mês de outubro do ano passado um projeto de lei que garantia a incorporação de cinco horas a uma jornada de 25 horas que já eram contabilizadas para o magistério municipal. Foram distribuídas duas horas que foram incorporadas em dezembro de 2013 e três horas que serão incorporadas em novembro de 2014”, disse.

Iolanda disse que das 30 horas, 20 correspondem a atividades de sala de aula, cinco a ações departamentais, e as cinco restantes, a estudos. “É um direito do trabalhador, particularmente do magistério. Desse modo vamos ter proporcionalmente um acréscimo entre 12% e 10% a partir de novembro. Temos mais de 1,5 mil professores, o custo para mantê-los corresponde a praticamente 60% do nosso Fundeb, o que equivale a um valor superior a R$ 4 milhões por mês, porque temos a folha do magistério efetivo e a folha do magistério prestador de serviço”, detalhou.

Para o presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab), Nazito Pereira, a decisão vem de forma tardia. “As 30 horas foram implantadas nos demais municípios desde que a lei entrou em vigor em 2011 e só depois de muita luta a prefeitura aos poucos está implantando. No ano passado pagou as duas horas e não chegou às 30 ainda. Talvez em novembro isso aconteça”.