PMDB quer aliança com PT

PMDB se reuniu na capital para discutir estratégias; aliança com o PT dependerá das decisões que serão tomadas neste sábado (12).

A cúpula do PMDB se reuniu ontem, na sede do partido, em João Pessoa, para discutir as estratégias para formação de alianças e formatação de um plano de governo para o Estado.

No entanto, as expectativas dos filiados estão voltadas para a decisão do PT, que deve anunciar hoje se vai compor a chapa majoritária com o PMDB.

Apesar de liderar a pesquisa Ipespe encomendada pelo JORNAL DA PARAÍBA, o presidente da Executiva estadual do PMDB, José Maranhão, garantiu abrir mão da candidatura ao Senado, na tentativa de facilitar a composição com o PT já no 1º turno.

O PMDB ainda aguarda o posicionamento do PR, do deputado federal Wellington Roberto, do PTB de Wilson Santiago, além do PSC, convidados para compor a chapa majoritária.

“Estamos abertos a aliança com o PT, inclusive eu tenho autoridade para falar isso porque abri mão da candidatura de senador, mesmo com 24% de indicação na frente de todos os candidatos, para facilitar essa composição”, disse José Maranhão, garantindo que irá disputar uma vaga na Câmara Federal.

O ex-governador José Maranhão ainda frisou que todos os partidos são bem-vindos para coligar com o PMDB. “Nós não podemos olhar para o retrovisor em política, nós temos que olhar sempre pra frente”, disse.

O pré-candidato do PMDB ao governo do Estado, Veneziano Vital do Rêgo, ressaltou que na reunião foram discutidas ainda as decisões que serão tomadas pelas legendas contatadas pelo PMDB, como o PR do deputado Wellington Roberto.

“Vamos esperar até amanhã (hoje), quando o PT irá decidir.

Torço por ela (aliança), penso que ela é plenamente defensável até porque estivemos juntos há mais de 10 anos em nível nacional e nível estadual. Porque não imaginarmo-nos mais uma vez conjugados em torno do projeto de verdadeira oposição”, disse Veneziano.

O ex-prefeito de Campina Grande ainda frisou que aguarda uma decisão do deputado federal Leonardo Gadelha.

“Leonardo Gadelha seria um extraordinário parceiro na chapa majoritária. O convite foi feito, mas essa é uma decisão que cabe ao PSC. Assim como Wilson Santiago é bem-vindo, o que foi dito por mim ao deputado Wilson Filho”, afirmou Veneziano.

O seminário ‘Pensando a Paraíba’, deve passar ainda pelas cidades de Campina Grande, Cuité, Sumé, Pedras de Fogo e outros três municípios que ainda serão definidos. O PMDB deverá concluir os encontros regionais até julho, antes da convenção do partido. “Nessas reuniões temos nos munido em termos de formatação do nosso plano de governo”, concluiu Veneziano.

Questionado sobre punições para os prefeitos do PMDB que anunciaram apoio à candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e do governador Ricardo Coutinho (PSB), Veneziano acredita que os gestores municipais vão rever suas condutas para que possam se reaproximar do PMDB.

Além do ex-governador José Maranhão, e do pré-candidato Veneziano Vital, participaram da reunião os deputados estaduais Gervásio Maia, Raniery Paulino, Ivaldo Morais, Trócolli Júnior e Márcio Roberto, além dos deputados federais Manuel Júnior e Hugo Motta, e o ex-governador Roberto Paulino.

PT DELIBERA SOBRE CANDIDATURA

O PT se reúne hoje, a partir das 9h, no Sindicato dos Bancários, em João Pessoa, para deliberar sobre a candidatura própria ao governo do Estado ou aliança com o PMDB de Veneziano Vital ainda no primeiro turno das eleições.

Segundo o presidente do Diretório Estadual do PT, Charliton Machado, o papel do partido na majoritária, caso a tese da aliança com o PMDB saia vitoriosa, será discutido em outro momento. Um novo encontro para definição dos nomes das proporcionais e majoritária está marcado para o próximo dia 18 de maio. Já estão inscritos três nomes para deputado federal e 16 para estadual.