Produtores rurais pedem 10 minutos

Mais de mil produtores rurais pretendem chamar a atenção da presidente Dilma Rousseff para os problemas da seca no Estado.

Entidades e sindicatos do setor rural e produtores agrícolas estarão reunidos, segunda-feira, nas imediações do Residencial Jardim Veneza, em João Pessoa, para chamar a atenção da presidente Dilma Rousseff para os problemas da seca no Estado.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, mais de mil produtores rurais devem participar do que ele chamou de Encontro do Setor Produtivo da Paraíba. O movimento se une ao protesto encabeçado pelo deputado federal Efraim Filho (DEM), que vai cobrar do governo medidas estruturantes de combate à seca e o perdão das dívidas de pequenos agricultores.

De acordo com Mário Borba, o objetivo do movimento é mostrar à presidente a verdade sobre o Estado e o Nordeste e entregar um documento com as reivindicações dos produtores da Paraíba: “A presidente precisa saber que as coisas não estão funcionando como se pensa aqui no Nordeste. Ela precisa saber que o crédito emergencial não chegou ao campo; que a burocracia dos bancos afoga os produtores rurais; que as famílias que vivem e dependem do campo estão deixando suas propriedades, pois não têm meios de sobreviver; que falta água, alimento e mais de 50% do rebanho já foi perdido”, disse. “Nós só queremos um espaço de dez minutos para entregar a Dilma as solicitações da Paraíba”, frisou.

De acordo com o deputado Efraim Filho, uma mostra do flagelo da seca será exposta com carcaças de animais mortos e concentração de agricultores e devedores do Banco do Nordeste. De acordo com ele, estão confirmadas caravanas com agricultores da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. (Larissa Claro)