Promulgada há uma semana, LDO ainda não saiu no Diário Oficial

Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012 foi promulgada sem vetos do governador Ricardo Coutinho. Assembleia Legislativa garante que ela já foi encaminhada ao Governo.

Jhonathan Oliveira

Nesta terça-feira (16) completa uma semana que a Assembleia Legislativa promulgou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado para o ano de 2012 sem os vetos feitos pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) à regularização dos duodécimos. Passado este período, a norma ainda não foi publicada no Diário Oficial do Estado.

No último dia 9 o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), decidiu promulgar a LDO sem o veto que o governador havia feito à uma emenda que normatizava o repasse de verbas aos Poderes constituídos. O ato do presidente foi feito após a Associação dos Magistrados da Paraíba ter dito que a ação do governador foi feita fora do prazo regimental. Ricardo Marcelo consultou a procuradoria da Assembleia, que constatou que o veto era inconstitucional.

Até o momento o governador Ricardo Coutinho (PSB) não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. No mesmo dia em que a LDO foi promulgada, a imprensa tentou falar com ele, no entanto ele se limitou a dizer que a a ação da Assembleia era “ilegal”. Na segunda-feira (15), após a apresentação dos projetos aprovados nos primeiros editais do Pacto pelo Desenvolvimento Social, o governador voltou a ser indagado sobre o assunto, só que mais uma vez ele preferiu não falar.

Em duas noites da última semana, Ricardo Coutinho reuniu a Comissão Interpoderes em sua residência oficial, a Granja Santana, em João Pessoa, para discutir a LDO e o repasse dos duodécimos. Mas, nas duas ocasiões nenhum dos participantes quis dar detalhes do resultado dos encontros.

A editoria do Diário Oficial disse que a LDO ainda não foi publicada porque não foi encaminhada para lá. No entanto, a reportagem entrou em contato com a secretaria legislativa da Assembleia Legislativa que garantiu que a lei foi encaminhada ao Governo do Estado ainda na semana passada.