PT e PMDB voltam a dialogar

Depois de reunião com executiva nacional, dirigentes petistas na PB retomam conversa com peemedebistas sobre proporcional.

Após uma reunião em Brasília com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, os dirigentes da legenda no Estado decidiram retomar o diálogo com o PMDB com vistas à formação de uma aliança na eleição proporcional. Os dois partidos estavam em pé de guerra por conta da posição tomada pelos pré-candidatos petistas de não se compor com os peemedebistas na proporcional. Rui Falcão ponderou que se buscasse um consenso de forma a não prejudicar a aliança PT/PMDB na eleição majoritária.

O presidente do PT no Estado, Charliton Machado, disse que as conversas serão retomadas, mas que a decisão só sairá no último dia previsto para as convenções, ou seja, dia 30 de junho.

Até lá, eles vão analisar todos os cenários possíveis. “As coligações na proporcional são cálculos. Não é questão de ideologia, é questão de matemática”, destacou. Segundo ele, antes da decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o caso da redução de bancadas, havia um temor de que a Paraíba tivesse perda na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, o que dificultaria uma aliança com partidos como o PMDB.

Apesar de defender a retomada das negociações, Charliton destacou que seria importante também que os pré-candidatos do PT na proporcional se pronunciassem sobre a aliança com os peemedebistas. Ele disse que apenas o deputado Frei Anastácio tomou essa iniciativa. O parlamentar petista declarou que a decisão do STF de manter o número de deputados abre caminho para consolidar a aliança proporcional com o PMDB.

“Com esse cenário, de manutenção do número de cadeiras na Assembleia e na Câmara Federal, entendemos que uma aliança proporcional com o PMDB e PSC trará ganhos significativos para todas as legendas”, disse Frei Anastácio, ao destacar a orientação do PT nacional de que na Paraíba o partido envide todos os esforços para fortalecer a aliança com o PMDB. “Esse é o caminho que estamos trilhando e, agora, iremos trabalhar para firmar a aliança na proporcional. Não vemos mais nenhuma barreira para isso”.

O PT realiza a sua convenção no dia 30 de junho. Já o PMDB marcou para o dia 29. A aliança na proporcional deverá contar com partidos como PR, PSC, PMDB, PT e PTC. Segundo Charliton Machado, o Pros também poderá formar o arco de aliança, caso o partido decida não mais lançar candidatura própria ao governo do Estado.