Série coloca em pauta a saúde, educação, segurança, saneamento e habitação

A partir deste domingo (4), o JORNAL DA PARAÍBA e os demais veículos da Rede Paraíba de Comunicação, iniciam a série de reportagens ‘Desafios do novo governo’.

Saúde, educação, segurança, saneamento e habitação. Cinco direitos básicos de todo cidadão, previstos na Constituição Federal. Cinco desafios para o segundo mandato do governador Ricardo Coutinho (PSB), na Paraíba. A partir deste domingo (4), o JORNAL DA PARAÍBA e os demais veículos da Rede Paraíba de Comunicação, inicim a série de reportagens ‘Desafios do novo governo’, que tem, ao todo, cinco matérias sobre os temas citados.

Na reportagem sobre saúde você vai conhecer histórias de pessoas que moram em municípios do interior do Estado e precisam se deslocar até João Pessoa ou Campina Grande para conseguir atendimento médico. Algumas morrem sem receber essa assistência. A descentralização da saúde é um dos principais desafios do governo nessa área.

Quando se trata de educação, a Paraíba apresenta índices preocupantes de distorção idade-série, problema que é maior em escolas públicas do interior. Vencer o analfabetismo, que diminuiu nos últimos anos, é um dos desafios do novo governo de Ricardo. Outros problemas relacionados à educação também são abordados na reportagem.

Para falar da segurança pública, o JORNAL DA PARAÍBA foi às ruas e ouviu relatos emocionados de pessoas que perderam filhos, sobrinhos, pais. A dor da perda se agrava com o sentimento de impunidade. O fechamento de delegacias e os roubos frequentes nas ruas são outros problemas da segurança na Paraíba.

Em relação ao saneamento básico, a reportagem encontrou famílias que vivem em situação de calamidade, com esgotos que correm a céu aberto na frente de suas casas, ferindo a dignidade delas. A reportagem sobre o tema traz depoimentos de cidadãos que, apesar de pagar os impostos em dia, parecem esquecidos pelo poder público.

A série termina com a reportagem sobre habitação. O JORNAL DA PARAÍBA percorreu alguns municípios do interior do Estado e encontrou, mesmo sem procurar, pessoas que moram em casebres de taipa, com chão de piso batido e sem banheiro. Em alguns casos a situação é tão crítica que parece ser impossível alguém viver dessa forma. Contudo, as fotografias feitas no interior desses lares afasta qualquer palavra que ouse desmentir essa realidade.