Sessão homenageia Ronaldo Cunha Lima

Câmara Municipal de Campina Grande realizou sessão especial para homenagear Ronaldo Cunha Lima.

A Câmara Municipal de Campina Grande realizou ontem uma sessão especial em homenagem póstuma ao ex-governador e poeta Ronaldo Cunha Lima. Além do vice-governador Rômulo Gouveia, participaram da sessão Tovar Correia Lima, chefe de Gabinete do Prefeito Romero Rodrigues; Savigny Cunha Lima, filho do homenageado; o ex-senador Ivandro Cunha Lima; autoridades e amigos de Ronaldo.

O autor da propositura que originou a sessão, o vereador Alexandre do Sindicato (PTC), fez um breve histórico da vida de Ronaldo Cunha Lima, ressaltando ser este uma personalidade histórica da política paraibana, que conquistou a admiração de todos, inclusive entre adversários políticos. “Deixou um legado importante, e a Câmara, nesse primeiro aniversário de nascimento após sua morte, não podemos deixar de prestar uma justa homenagem a quem, inclusive, começou sua carreira pelo parlamento municipal”, comentou Alexandre do Sindicato.

Também usaram a tribuna para prestar homenagem a Ronaldo, o professor José Lucas, o médico Rafael Holanda, o secretario de Ação social do município, João Dantas, o ex- prefeito de Campina Grande Félix Araújo Filho e os vereadores, Bruno Cunha Lima e Marinaldo Cardoso.

Nascido em 18 de março de 1936, Ronaldo disputou sua primeira eleição em 1959, quando, com apenas 23 anos, se elegeu vereador de Campina Grande pelo PTB. Em 1962, conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa. Seis anos depois, venceu a disputa pela Prefeitura de Campina Grande, tendo sido cassado pelo regime militar apenas dois meses após tomar posse. Voltou a se eleger prefeito nos estertores da ditadura, em 1982.

Em 1990, Ronaldo chegaria ao Governo do Estado, cargo que deixou em 1994 para disputar e conquistar uma vaga no Senado Federal, onde permaneceu pelos oito anos seguintes.

O último cargo ocupado pelo poeta foi o de deputado federal, ao qual renunciou em 2007. Ronaldo José da Cunha Lima morreu em 07 de julho de 2012.