Sintab pede na Justiça bloqueio das contas de Serra Redonda para pagar servidor

Sindicato também denuncia nepotismo; secretário anuncia pagamento para dia 10.

Sintab pede na Justiça bloqueio das contas de Serra Redonda para pagar servidor
Prefeito Danilo Andrade é acusado pelo Sintab de inchar folha com contratação de parentes

O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e da Borborema (Sintab) vai pedir na Justiça o bloqueio das contas da Prefeitura de Serra Redonda, no Agreste, para pagar a folha salarial de dezembro, que ainda não foi efetuado. A entidade também denuncia o nepotismo e o inchaço na folha.

O diretor de Comunicação do Sindicato, Napoleão Maracajá, revelou que a ação vai ser impetrada no início da próxima semana. “Dinheiro tem para contratar parentes e cabos eleitorais, conceder gordas gratificações, locar carros de luxo e fazer festa, mas para pagar o servidor efetivo não tem. Por isso, o Sintab ir à Justiça para bloquear o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) para pagar ao funcionalismo”, frisou Napoleão.

Parentesco

Ele acrescentou que o nepotismo é grande na Prefeitura, contribuindo para inchar a folha. O pai do prefeito, Nivaldo Lima de Oliveira, é secretário de Finanças e a mãe, Verônica Andrade de Oliveira, secretária de Ação Social. Adendou que o cunhado de Danilo é secretário de Transporte e o primo, chefe de Gabinete. A esposa do primo é secretária de Saúde, um tio é adjunto da Agricultura e a esposa do tio, adjunta da Educação.

O diretor do Sintab no município, Abelardo Agra de Souza, também ressaltou que a demora no pagamento está deixando os servidores efetivos desesperados, sem ter como pagar as contas e as despesas básicas. “A gestão alega que não há recursos, mas nós acompanhamos e sabemos que o problema não é este mas sim, irresponsabilidade da administração”, pontuou.

O presidente da Câmara, José Wilson, além de ratificar as denúncias do Sintab, disse que a prefeitura recebeu R$ 1,3 milhão de precatórios do Fundeb, mas não investiu os recursos na Educação. “Denunciamos o desvio ao Ministério Público Federal, que já abriu um procedimento investigatório”, informou o vereador.

Defesa do prefeito

O secretário de Finanças, Nivaldo Lima de Oliveira, disse que não há atraso no pagamento da folha de dezembro, pois a legislação estabelece que o mesmo pode ser efetuado até o quinto dia útil do mês seguinte. Ele confirmou que a folha vai ser pagar no dia 10. O secretário ainda sublinhou que Serra Redonda, assim todos os municípios do país, sofre com a crise econômica e a queda do repasse do FPM.

Nivaldo também defendeu o filho da denúncia de nepotismo. “A contratação de parentes por parte do prefeito para os cargos de secretário não é nepotismo. Se fosse, o Ministério Público já tinha entrasse na Justiça com uma ação”, concluiu o secretário.