TCE vai analisar contratação de temporários na PMJP

Segundo conselheiro, tem ocorrido um aumento nos contratos. Só este foram 3 mil funcionários a mais .

O Tribunal de Contas do Estado aprovou, na manhã desta quarta-feira (9), a realização de uma inspeção especial na prefeitura de João Pessoa para analisar a contratação de servidores temporários por excepcional interesse público. A providência foi recomendada pelo conselheiro Fernando Catão, relator das contas de 2013 e 2014 do prefeito Luciano Cartaxo (PT). Segundo Catão, tem havido um aumento na quantidade de servidores contratados nos últimos anos.

O conselheiro Catão apresentou aos outros integrantes da corte quadros que indicam o crescimento sucessivo da contratação temporária de pessoal para o município, exercício após exercício. Segundo ele, de janeiro a novembro de 2010 o número de temporários cresceu 148%. Nos mesmos períodos de 2011, 2012 e 2013 os aumentos foram, sucessivamente, de 169%, 161% e 125%.

Ainda conforme os dados de Fernando Catão, em 2014, de janeiro até o mês de abril, as contratações de pessoal por excepcional interesse público passaram de 8.282 para 11.876. A realização da inspeção especial foi aprovada por unanimidade pela corte do TCE.

A reportagem procurou o secretário de Administração da prefeitura de João Pessoa, Roberto Vágner, mas ele informou que estava participando de uma reunião e não tinha como falar no momento.

Inspeção em Campina Grande

Na sessão desta quarta-feira o TCE acatou ainda o pedido da realização de uma inspeção especial na prefeitura de Campina Grande para também averiguar a contratação de servidores temporários. A proposta foi do conselheiro André Carlo Torres.