Termina a votação em João Pessoa e Campina Grande

Termina a votação e começa apuração em João Pessoa e Campina Grande

Às 17h deste domingo (28) terminaram as votações do segundo turno nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. Para o desembargador e presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Marcos Cavalcanti, o pleito eleitoral aconteceu de maneira tranquila, sem problemas mais graves.

“O povo paraibano é altamente civilizado. Antes havia acirramento, hoje não vemos mais este tipo de ocorrência. Creio que não demorará muito até que as próprias propagandas políticas se restrinjam ao rádio, televisão e Internet”, comentou.

Ainda de acordo com as informações do desembargador presidente do TRE da Paraíba, neste 2º turno terá uma maior rapidez na apuração dos votos. “Como serão apenas duas cidades, proclamaremos o resultado com o nome dos vencedores de maneira mais rápida”, ressaltou Marcos Cavalcanti. Em João Pessoa, a festa acontece no Busto de Tamandaré. Em Campina Grande, as comemorações acontecerão no Parque do Povo, no Centro.

A Secretaria de Segurança da Paraíba informou que foi registrada apenas uma prisão relacionada às eleições. O fato aconteceu em Campina Grande, onde um eleitor foi preso por portar uma pistola, próximo a uma seção eleitoral no bairro de Bodocongó. Em João Pessoa não ocorreu nenhuma prisão. Em João Pessoa, durante toda a manhã não foi registrada nenhuma ocorrência.

Falhas em urnas
Nas duas cidades, 17 urnas apresentaram problemas, de acordo com a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral na Paraíba. Ao todo, sete urnas tiveram que ser substituídas, sendo seis na capital e uma em Campina Grande. Para o segundo turno estão sendo utilizadas 2.205 urnas, sendo 1.371 em João Pessoa e 834 no município de Campina Grande.

Votação de presos
Detentos de duas unidades penais da Paraíba estiveram aptos a votar. Segundo a secretaria de Administração Penitenciária (Seap), no total são 90 presidiários, sendo 65 da Penitenciária Feminina Maria Júlia Maranhão e 25 da Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega (Roger), ambas na capital.