Termina prazo para recadastramento biométrico

Prazo para recadastramento termina nesta sexta-feira (21); TRE-PB descartou prorrogação e eleitores não cadastrados terão título cancelado.

Termina hoje o recadastramento biométrico no Estado da Paraíba e a possibilidade de uma prorrogação do prazo foi descartada na sessão de ontem pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A Corte entendeu por unanimidade que não há razão para prorrogar o sistema porque a maior preocupação do TRE era atingir a meta de 80% dos títulos revisados nos dois maiores colégios eleitorais, João Pessoa e Campina Grande, o que foi alcançado no decorrer da semana.

Até as 16h de ontem, foram revisados 389.543 títulos em João Pessoa, de um eleitorado alvo de 479.456, e revisados 230.447 em Campina Grande, de um total de 279.142.

Outros onze municípios (Aguiar, Boa Vista, Caiçara, Capim, Emas, Catingueira, Lagoa Seca, Logradouro, Massaranduba, Mataraca e Serra da Raiz) também bateram a meta até a manhã de hoje e os seis restantes estão bem próximos do percentual estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o início da tarde de ontem, 725.494 títulos haviam sido revisados nos 19 municípios que estão realizando a biometria, o que representa 81% do eleitorado. Os municípios que ainda não bateram a meta foram Mamanguape, Cuité de Mamanguape, Igaracy, Itapororoca, Nova Olinda e Olho D’Água.

De acordo com a coordenadora das eleições no TRE, Luciana Norat, quem não fizer o recadastramento até hoje terá o título cancelado. No entanto, o eleitor nessa situação pode regularizar o título até o dia 7 de maio sem precisar pagar multa.

O presidente do TRE, desembargador Saulo Benevides, lamentou as filas que o eleitor tem enfrentado nos últimos dias, mas explicou que apesar do TRE ter colocado quase todos os seus servidores a serviço da biometria, inclusive nos finais de semana, não foi possível evitar o transtorno porque muita gente deixou para a última hora. Hoje o TRE vai deliberar sobre como o eleitor que tiver o título cancelado poderá regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral.