TSE aprova tropas federais para Campina Grande

O emprego de força federal em Campina Grande em segundo turno somente ocorreu nas eleições gerais de 2002.

Cerca de 450 homens do Exército vão atuar no segundo turno das eleições, em Campina Grande, ficando à disposição da Justiça Eleitoral, a partir de hoje. O pedido de envio das tropas federais para o município foi deferido pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Dias Toffoli, a referendo do plenário, para garantir a segurança e a normalidade do pleito de amanhã.

A solicitação foi feita pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que concordou, de forma unânime, com o requerimento de tropas federais assinado pelos juízes eleitorais das 16ª, 17ª, 71ª e 72ª Zonas, respectivamente, Cláudio Antônio de Carvalho Xavier, Ruy Jander Teixeira da Rocha, Giovanni Magalhães Porto e Ely Jorge Trindade, que, em suas alegações, mantiveram as preocupações com o bom andamento do pleito evitando abusos, transgressões e acirramento.

Com base em informações coletadas, o ministro informou também que o TSE deferiu o uso de força federal no município paraibano no primeiro turno das eleições de 2002, 2004, 2006, 2008 e 2010. Já o emprego de força federal em Campina Grande em segundo turno somente ocorreu nas eleições gerais de 2002.

“Observo que, em decisão recente, este Tribunal Superior estabeleceu como regra não autorizar o envio de força federal às localidades em que o governador tenha dado garantia de segurança no dia da eleição”, destacou Dias Toffoli.

O ministro acrescentou, ainda, que o governador da Paraíba informou que a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social tem condições de assegurar a normalidade do segundo turno da eleição em Campina Grande. Entretanto, o governador comunicou, ao ser consultado, que não se opõe ao envio de força federal ao município, questão, inclusive, já negociada com o TRE paraibano.

EFETIVO DA PM
O comandante do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, coronel Walter Augusto, revelou que vão atuar no município de Campina Grande e seus distritos 450 militares. Destes, 350 são lotados na unidade local e mais 100 soldados do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, de João Pessoa.

De acordo com ele, os policiais atuarão no patrulhamento ostensivo nas principais vias da cidade e locais de apuração, bem como em atividades de apoio logístico, na segurança e na manutenção da ordem pública.