Vital elogia Dilma por sancionar Plano Plurianual

Na Paraíba, o PPA prevê investimentos significativos em obras de infraestrutura, além de ampliar as ações do PAC 2.

Presidente da Comissão Mista do Orçamento (CMO) do Congresso Nacional e um dos responsáveis pela elaboração e aprovação do Orçamento Geral da União para este ano, bem como pelo Plano Plurianual 2012/2015, o senador Vital do Rêgo (PMDB) elogiou a postura da presidente Dilma Rousseff (PT) por sancionar o PPA.

Na Paraíba, o PPA prevê investimentos significativos em obras de infraestrutura, como a inclusão de um ramal do projeto da Transnordestina; a duplicação da BR-230, trecho que compreende Campina Grande até Cajazeiras; estruturação e modernização do porto de Cabedelo; adequação da capacidade do Aeroporto Castro Pinto; preservação, conservação, recuperação e uso sustentável dos recursos naturais na bacia do rio Taperoá, entre outras ações.

Além do mais, o Estado conseguiu ampliar as ações do PAC 2, sendo que algumas ações já estão em execução como o canal do Frango em Patos, além das obras da Funasa.

Vital considerou sábia a decisão da presidente de dar ênfase na área social, tendo como prioridade o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o programa Brasil Sem Miséria. O parlamentar revelou que durante a construção do Plano Plurianual, a CMO procurou avançar nas obras do PAC 2, bem como elencar prioridades que contemplassem a erradicação da fome e da miséria.

“Nós trabalhamos muito no PPA, juntamente com o senador Walter Pinheiro que foi o relator do plano de metas do país para os próximos quatro anos”, comentou o senador.

O PPA, aprovado pelo Congresso Nacional em 20 de dezembro de 2011, corresponde ao planejamento de médio prazo do governo e define diretrizes e metas da administração pública federal para o próximo quadriênio. O Plano prevê dispêndios totais de R$ 5,4 trilhões, além de R$ 102 bilhões em emendas, acrescentadas durante a tramitação no Legislativo.