Wilson Santiago volta a defender distribuição igualitária do pré-sal

Senador disse que o Rio de Janeiro está radicalizando o debate sobre o tema.

O senador Wilson Santiago (PMDB) tem defendido em Brasília a distribuição igualitária dos royalties do petróleo do pré-sal entre todos os Estados do país. Em sua fala esta semana no Senado, Santiago aparteou o senador Lindbergh Farias, representante do Rio de Janeiro, Estado que defende o privilégio na distribuição dos royalties aos estados produtores, juntamente com Espírito Santo e São Paulo.

Ano passado, a distribuição igualitária desses royalties foi aprovada tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal. O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o artigo referente a essa distribuição igualitária. É esse veto presidencial que está em vias de ser votado pelo Congresso Nacional, prevendo-se concretamente a possibilidade de vir a ser derrubado por senadores e deputados.

Em sua intervenção, Wilson Santiago culpou o Estado do Rio de Janeiro pela radicalização no debate sobre a questão dos royalties do pré-sal. “Infelizmente chegamos a esta situação, em virtude dessa atitude radical".