Dia do Café: aprenda a fazer receita de bolo de café

JORNAL DA PARAÍBA conversou com a chef Gabi Wanderley que ensinou a fazer receita de bolo utilizando café como um dos ingredientes principais. Reportagem também traz duas histórias de pessoas que inseriram o café na rotina

Aprenda a fazer bolo de café – Foto: Reprodução/Gabi Wanderley

O Dia Internacional do Café é comemorado nesta sexta-feira (14). Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), nove em cada dez brasileiros acima de 15 anos de idade gostam e consomem café com frequência.

Pensando na data, o Jornal da Paraíba convidou a chef Gabi Wanderley para ensinar uma receita prática de bolo que utiliza o café na sua composição e pode ser feita no dia a dia dos paraibanos. Além disso, conta a história de duas pessoas que têm o café como parte da rotina diária.

Ingredientes do bolo de café

  • 3 ovos inteiros (150g)
  • 1 xic de óleo vegetal (190g)
  • 1 xic 1/2 xic de açúcar refinado (270g)
  • 1 xic de água quente (240g)
  • 1 cs de cacau em pó (6g)
  • 5 cs de café solúvel (20g)
  • 2 xic 1/3 xic de farinha de trigo (280g)
  • 1 cs de fermento em pó (12g)
  • ¼ cc de sal (1g) 

Modo de Preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de furo no meio, com cerca de 23 cm, com desmoldante ou manteiga polvilhada com farinha de trigo.
  2. Peneire e misture os ingredientes secos: farinha de trigo, fermento e sal. Reserve.
  3. Em uma vasilha funda misture os ovos, o óleo e o açúcar.
  4. Aqueça a água até levantar fervura. Acrescente o cacau em pó e o café solúvel. Misture até que tudo se dissolva.
  5. Adicione parte dos ingredientes secos na tigela dos ovos e mexa devagar. Acrescente metade do líquido quente e incorpore bem. Acrescente mais um pouco dos secos, o restante do líquido e finalize com os secos. Sempre misturando, sem bater a massa.
  6. Coloque a massa na fôrma preparada e leve ao forno por cerca de 35 a 40 minutos. A casa estará toda cheirando a café, faça o teste do palito.
  7. Espere o bolo amornar para retirá-lo da forma. 

Dicas: 

Você poderá fazer substituições nesta massa, tais como: substituir a água por leite morno, o óleo pela mesma quantidade de manteiga derretida, o café solúvel por um café coado bem forte também entra nessa lista.

Café também faz parte de gerações 

O tradicional cafezinho faz parte da rotina dos brasileiros.  De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), cerca de 56% dos brasileiros gostam muito de café. E dentre esses consumidores que apreciam a bebida estão João de Brito Leal, e Wanderson Gomes, de 21 anos, que são de gerações distintas, gostam de tomar café e fazem da bebida parte da rotina de consumo.

Na Feira Central de Campina Grande, o comerciante João Leal, ou “Seu João do Café, como as pessoas na região o chamam, fez do café seu ganha pão. Há 35 anos o comerciante trabalha com a bebida e contou à TV Paraíba que foi do café onde conseguiu conquistar o que tem hoje.

“É o que eu sei fazer. Não sei fazer outra coisa. [O café] é tudo, é minha sobrevivência, tudo que eu arrumei, tudo que eu tenho foi tudo com dinheiro do café”, disse o comerciante. 

café
Seu João do Café trabalha há 35 anos vendendo a bebida na Feira Central de Campina Grande – Foto: Reprodução/TV Paraíba

“Seu João do Café” chega ainda de madrugada no estabelecimento que mantém na Feira Central de Campina Grande. Segundo ele, são produzidas cerca de 20 garrafas de café por dia, e o que mantém a clientela fiel ao seu tradicional café é um segredo que Leal não conta a ninguém.

“[Para ter] um café gostoso é ter a medida do café e do açúcar para poder ficar tudo numa medida só. A medida é você fazer um café bom, o segredo não posso falar não. Para ficar bom é ao seu gosto”, contou Seu João.

Se no comércio o café é um sucesso, dentre uma geração mais jovem ele também tem seu destaque. Wanderson Gomes, de 21 anos, é um fã da bebida. Ao Jornal da Paraíba, o estudante de Jornalismo na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), contou que incorporou a bebida à sua rotina devido aos estudos e que xícaras cheias de café fazem parte do seu cotidiano.

“Para mim, [o café] é um combustível energético e de alguma forma ele faz com que eu tenha forças para encarar o dia de forma positiva. Consumo duas vezes ao dia, geralmente uma xícara bem cheia e deve ser um café bem forte e docinho. A partir do Ensino Médio, ao qual minha rotina de estudos ficou mais puxada, comecei a amar o café puro e quentinho. Então posso falar que os estudos foram o propulsor para que o café estivesse mais presente na minha rotina”, explicou o estudante.

Wanderson é um dos jovens brasileiros que passou a introduzir o café na sua rotina de forma mais recorrente. Segundo uma pesquisa  da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), foi registrado um aumento de 85% para 91% de pessoas entre 15 e 19 anos que declararam beber café com frequência. Para o universitário, além da bebida, o café é uma experiência.

“O café tem essa ligação com as trocas de experiências. O momento de tomar um café pela manhã é o momento em que você senta com a família para ficar em comunhão e se preparar para um dia cheio. [O café] traz a essência dessa troca de comunicação que remete à tradição do cotidiano brasileiro”, finalizou.

café
Café preparado por João Leal na Feira Central de Campina Grande – Foto: Reprodução/TV Paraíba