Rota cultural Caminhos do Frio na Paraíba 2023 – Cidades e datas

Caminhos do Frio é uma das principais iniciativas culturais do Brejo paraibano.

Museu da cidade de Borborema, no Brejo paraibano, onde passa a Rota Cultural Caminhos do Frio. Foto: Divulgação/Brejo PB

A Rota Cultural Caminhos do Frio é uma ótima opção para quem curte o clima frio do Brejo da Paraíba durante o inverno. A iniciativa oferece programação musical, trilhas e gastronomia regional, entre os meses de julho e setembro, em nove cidades localizadas a uma altitude de 550 metros, com temperatura média de 12 graus.

O evento é uma das principais iniciativas de promoção cultural do Brejo paraibano, e movimento a economia da região através do turismo rural. Restaurantes, pousadas, hotéis, engenhos e o comércio em geral é aquecido pela chegada de turistas de todas as regiões da Paraíba, e cidades como Areia e Bananeiras assumem o protagonismo cultural do estado.

Em 2023, o evento será lançado oficialmente no dia 2 de junho, na cidade de Borborema, e deve ter início no dia 3 de julho, em Areia. Para você conhecer o Caminhos do Frio, o Jornal da Paraíba preparou uma reportagem especial explicando os principais pontos da rota.

O que significa Caminhos do Frio? 

Caminhos do Frio é o nome da rota cultural que passa por municípios do Brejo paraibano entre julho e setembro, no inverno. Neste período, as temperaturas que já caem normalmente com a chegada da estação mais fria do ano, ficam ainda mais amenas na região da serra paraibana, e cidades como Areia e Bananeiras chegam a registrar temperaturas muito mais baixas que em outras épocas.

É justamente por conta da queda de temperatura que a rota cultural recebe o nome de Caminhos do Frio, e toda a programação cultural, turística e gastronômica é pensada a partir dessa ideia.

Quando começa o Caminhos do Frio na Paraíba? 

O Caminhos do Frio acontece anualmente entre julho e agosto, bem após as festas juninas no Nordeste. Em 2023, a rota cultural terá início no dia 3 de julho na cidade de Areia, e deve passar pelos demais municípios até chegar ao fim em setembro, na cidade de Alagoa Nova.

Quais são as cidades do Brejo paraibano? 

A região do Brejo paraibano é composta por mais de 20 cidades. São elas: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alagoinha , Areia, Bananeiras, Belém, Borborema, Caiçara, Cuitegi, Dona Inês, Duas Estradas, Guarabira, Lagoa de Dentro, Logradouro, Matinhas, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Remígio, Serra da Raiz, Serraria e Solânea. 

Quais cidades fazem parte do caminho do frio? 

Das cidades localizadas no Brejo da Paraíba, nove recebem a Rota Cultural Caminhos do Frio: Areia, Pilões, Remígio, Solânea, Serraria, Bananeiras, Matinhas, Alagoa Nova e Alagoa Grande.

Rota cultural Caminhos do frio 2023 (Programação)

Pessoa segurando lápis, escrevendo em uma nota adesiva, que está colada em um calendário, o qual representa a programação da rota cultural Caminhos do Frio.

A programação da Rota Cultural Caminhos do Frio em 2023 vai passar pelas nove cidades que fazem parte do circuito. Começando por Areia, a partir do dia 3 de julho; e seguindo por Pilões, a partir de 10 de julho; Matinhas, a partir de 17 de julho; Solânea, em 24 de julho; Serraria, a partir de 31 de julho; Borborema, a partir de 07 de agosto; Bananeiras, em 21 de agosto; Alagoa Grande, em 28 de agosto; e Alagoa Nova, a partir de 4 de setembro.

A programação completa, com todas as atividades culturais disponibilizadas nas cidades presentes da rota, será lançada oficialmente no dia 02 de junho, na cidade de Borborema. As informações foram repassadas pela Associação Destino Brejo da Paraíba.

Caminhos do frio: Areia – 03 a 08 de julho 

A cidade histórica de Areia, no Brejo paraibano, é a primeira a receber a Rota Cultural Caminhos do Frio todos os anos. Localizada no topo da Serra da Borborema, a 618 metros de altitude em relação ao nível do mar, o município conta com cerca de 420 imóveis tombados como remanescente arquitetônico dos séculos XVIII e XIX, e diversos prédios históricos, como o Theatro Minerva, inaugurado 50 anos antes do primeiro teatro aberto na capital paraibana, João Pessoa.

Nomes como Pedro Américo (pintor do Segundo Império) e Elpídio de Almeida (médico e ex-prefeito da cidade de Campina Grande, no Agreste paraibano), são filhos da cidade que também carrega a forte marca de produção de cana, com diversos engenhos abertos à visitação. 

Em Areia, os turistas podem conhecer diversos pontos históricos, como o Casarão José Rufino, o Museu de Pedro Américo, Theatro Minerva, além das ruas históricas marcadas pelas cores vibrantes e flores que enfeitam as fachadas das casas. 

Durante o Caminhos do Frio, Areia também conta com programação musical e experiências nos engenhos e em outros pontos da cidade. 

Ponte sobre água de um local com muita área verde e inúmeras flores e plantas diferentes, em Areia, que é uma das cidades da rota cultural Caminhos do Frio.
Engenho Triunfo, em Areia. Foto: Divulgação/Brejo PB

Pilões – 10 a 16 de julho 

A cidade de Pilões é marcada pela presença de vários rios, cachoeiras e córregos que fazem parte da bacia hidrográfica do Rio Mamanguape. A paisagem é remanescente da Mata Atlântica e abrigou muitos engenhos de rapadura no final do século XIX. Até hoje, há belas casas que podem ser vistas e visitadas.

Os turistas podem conhecer a Pedra do Espinho, que tem mais de 150 metros de precipício e é bastante procurada pelos amantes de rapel. Além da paisagem, o clima ameno característico da região do Brejo também está presente na cidade.

Caminhos do frio 2023: Matinhas – 17 a 23 de julho 

Matinhas é conhecida como a maior produtora de laranja do Nordeste brasileiro. Esse título se popularizou em 2003, quando a cidade exportou 7,2 toneladas de tangerina para outros lugares e, desde então, vem se destacando no turismo gastronômico e cultural.

A Festa da Laranja e o Festival Nacional de Tangerina são atrações que movimentam a economia do município e da região. No inverno, o clima fica ainda mais agradável, atraindo pessoas de toda a Paraíba.

Solânea – 24 a 30 de julho

A cidade de Solânea se chamava Moreno, e em 1953 passou a ter o nome que carrega atualmente, com a criação oficial do Município. Solânea é rota para cidades como Bananeiras e Guarabira, e tem como atrações turísticas a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Casarão Manoel Moreira, a Bica da Mata e a Trilha das Pedras das Pinturas. 

Serraria – 31 de julho a 06 de agosto 

O município de Serraria era conhecido como Espinhaço do Brejo, e era o ponto de parada certo para viajantes que vinham do Sertão com destino a Guarabira e Mamanguape. Ao longo de sua história, a cidade se destacou pelo plantio de cana de açúcar, agrave, café e fumo, chegando até a exportar agrave para a Europa.

Serraria foi também um dos pólos brasileiros de produção de rapadura e cachaça, até a década de 1980, chegando a registrar o funcionamento de até 42 engenhos. Atualmente, os visitantes podem conhecer mais da história da cidade em locais como o Engenho Martiniano Cachaça Cobiçada, Sítio Trincheiras e Portal da Glória.

Borborema – 07 de Agosto a 13 de agosto 

A cidade de Borborema já se chamou Camucá e Boa Vista. Conhecida pelas ruas largas, planejadas por um engenheiro contratado por seu colonizador, Borborema é vizinha de Araruna e tem como atrações turísticas o Museu Municipal de Borborema, o Túnel Serra da Samambaia e a famosa Cachoeira do Roncador, localizada a 9 quilômetros do Centro do município.

Remígio – 14 de agosto a 20 de agosto

A cidade de Remígio foi habitada inicialmente por índios potiguaras, que recepcionaram o primeiro colonizador e fundador do município, por volta do ano 1778. Atualmente a cidade tem cerca de 19 mil habitantes e comemora aniversário no dia 31 de março.

Em Remígio, os visitantes podem conferir as belezas da Lagoa Parque Senhor dos Passos, Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, além da produção agroecológica de algodão.

Programação Caminhos do frio: Bananeiras 2023 – 21 de agosto a 27 de agosto

A cidade de Bananeiras é uma das mais fortes no turismo rural da Paraíba. O destaque local é para a grande rede hoteleira instalada na cidade ao longo dos últimos anos, além dos condomínios de luxo que atualmente são a grande aposta econômica do município.

A história do município é marcada pela produção de café, tendo produzido, por ano, aproximadamente 1 milhão de sacas. Com localização na Serra da Borborema, Bananeiras também tem clima ameno e proporciona o frio característico do Brejo.

Há várias opções para experiências em hospedagem e gastronomia local na cidade de Bananeiras. Entre os locais que podem ser visitados por turistas estão o Engenho Goiamunduba – Cachaça Rainha, a Igreja do Cruzeiro de Roma e o Túnel histórico ferroviário. A cidade também promove a festa de São João com atrações nacionais gratuitas que se apresentam numa área com 41 mil metros quadrados.

Vasilhas, potes e frigideira com costela de bode na Cachaça e outros alimentos prontos para serem servidos em dois pratos brancos sobre a mesa.
Costela de bode na Cachaça, culinária local. Foto: Divulgação/Brejo PB

Caminhos do Frio em Alagoa Grande – 28 de agosto a 03 de setembro

Alagoa Grande é conhecida por ser mãe de um dos nomes mais ilustres da música paraibana: Jackson do Pandeiro. Inclusive, há um memorial em homenagem ao artista, que pode ser visitado pelos turistas que passam pelo município.

A cidade pertencia à Areia até meados do século XIX, quando sua agricultura era baseada na cana de açúcar, se utilizando de mão de obra escrava. Os turistas inclusive podem visitar alguns casarões que refletem a época, além de engenhos e outros locais, como o Museu Casa Maria Margarida Alves, o Engenho Volúpia.  

Alagoa Nova – 04 de setembro a 10 de setembro

Alagoa Nova protagonizou importantes momentos da história da Paraíba, como a Revolta de Quebra-Quilos, em 1874. Na ocasião, o arquivo da prefeitura foi incendiado, mas anos depois, em 1904, o Município foi criado oficialmente. 

Em Alagoa Nova os turistas podem conhecer o Parque da Lagoa “Manuel Pereira”, Balneário Rio Água Viva, Cachoeira da Boa Vista.  

Resumo

Nesta reportagem você conheceu a Rota Cultural Caminhos do Frio, iniciativa que percorre diversos municípios do Brejo da Paraíba levando programação cultural, turística e gastronômica durante o inverno. 

A reportagem também apresentou a história e os pontos turísticos de cidades que fazem parte da rota do Caminhos do Frio, além do significado do nome do projeto e da programação com datas para 2023.

Se você gosta de conteúdos culturais e turísticos, é só ficar de olho no Jornal da Paraíba e continuar acompanhando tudo o que de mais importante acontece na cena cultural paraibana.