Cantor paraibano Julian lança o EP ‘Xote System’

São três canções numa mistura de reggae sound system com o xote.

crédito: Caio Oviedo

Após o lançamento do single ‘Morena Bandida’ em julho deste ano, o cantor e compositor paraibano, Julian, lança o EP ‘Xote System’ nesta sexta-feira (9). São duas novas canções, ‘A Cada Dia’ e ‘Livre Leve & Solta’, um feat com a também paraibana Bixarte. O EP está disponível nas plataformas digitais.

O Xote System é um EP musical de três faixas que valoriza em sua musicalidade as potências instrumentais do nordeste. Em suas letras, as músicas falam sobre amor romântico, numa mistura de reggae sound system com o xote, fazendo o encontro inusitado do triângulo com o beatbox, da guitarra com a zabumba e do baixo pesado do dub com o choro da sanfona. Além disso, as músicas contam com uma produção audiovisual, o “visualizer”.

“A Cada Dia” é um retrato da história de vários nordestinos que para ter uma condição melhor de vida, precisa ir embora e abrir mão de muitas coisas, inclusive do seu amor. Nessa faixa temos a mistura inusitada do beatbox com a sanfona e o triângulo, além da sonoridade da guitarra e do baixo presente no reggae.

Já no feat com a artista Bixarte “Livre Leve & Solta” o reggae tradicional é mais presente principalmente na bateria, e conta com um solo de guitarra autoral do artista. “Minhas composições sempre são sobre minhas vivências. Sejam as que falam das minhas dores ou das minhas alegrias”.

Sobre o artista

Julian é um artista transmasculino, paraibano, que em 2019 lançou seu primeiro trabalho autoral, o EP audiovisual “Transrevolução”, e em 2020 o “Show-Manifesto”, ambos produzidos de forma independente, trazendo um mix de poesia marginal e música popular, com letras que percorrem desde a LGBTfobia, como o próprio ato de amar sendo um corpo trans.