Escritor paraibano aborda educação antirracista e defesa dos povos originários em novos livros infantis

‘O Sonho de Zupt!’ e ‘Quem vai chegar primeiro?’ são de autoria de Felipe Gesteira.

Livros ‘O sonho de Zupt!’ e ‘Quem vai chegar primeiro?’ são lançados em João Pessoa.Foto: divulgação/Laura de Andrade.

O escritor e jornalista paraibano Felipe Gesteira lança, nesta quinta-feira (18), os livros infantis ‘O Sonho de Zupt!” e ‘Quem vai chegar primeiro?’. As obras abordam a educação antirracista e a defesa dos povos originários.

Em o ‘O sonho de Zupt!’, um bambu quer voar, mas precisa virar uma flecha para isso. A história do livro traz a jornada da personagem que parte em busca do sonho e adentra numa aventura de autoconhecimento e defesa dos povos originários.

Já em ‘Quem vai chegar primeiro?’, Lucas e Gabriel se divertem juntos. Como parte da brincadeira, alguns deuses também aparecem. No bate-papo, a importância de respeitar as tradições e a cultura guiam a narrativa.
Com o lançamento dos livros, Felipe chega a três publicações voltadas para as crianças.
“É totalmente diferente escrever para crianças, são leitores extremamente atentos. Isso aumenta a responsabilidade de tudo o que é dito a eles no texto, numa contação. Ao mesmo tempo, o retorno que recebi superou minhas expectativas”, falou o escritor.
Escritor e jornalista Ricardo Oliveira lança os livros 'O sonho de Zupt!' e 'Quem vai chegar primeiro?' em João Pessoa.
Escritor e jornalista Felipe Gesteira lança os livros ‘O sonho de Zupt!’ e ‘Quem vai chegar primeiro?’ em João Pessoa. Foto: divulgação/Laura de Andrade.
Sobre o tema dos livros, Felipe comenta sobre a importância de levar essas mensagens para as crianças.
“Acredito na força dos livros e na capacidade da transformação social por meio da literatura. Leitura para crianças é diversão antes de tudo, mas deve também ser educação para um mundo melhor”, disse.
Os livros têm ilustrações dos artistas paraibanos Meiacor e Luyse Costa. Os lançamentos acontecem na Casa Toca, em João Pessoa, a partir das 16h30 .