Estilista paraibano é finalista em desafio de moda em São Paulo

Esron Candeia apresentou peças de algodão e artesanato feitas por mulheres do Seridó paraibano.

Divulgação/Esron Candeia

O estilista paraibano Esron Candeia foi finalista da 25ª edição da Casa de Criadores, evento de moda conhecido por revelar grandes talentos da área. De Patos, no Sertão do estado, Esron apresentou peças de algodão e artesanato feitas por mulheres do Seridó paraibano.

Esron Candeia é natural da capital paraibana João Pessoa, mas mora em Patos. Ele é graduado em moda pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), e este ano ficou entre os oito finalistas do desafio ‘Sou de Algodão + Casa de Criadores’.

Os desfiles da última etapa do desafio aconteceram no dia 7 de julho, em São Paulo. Foram cerca de 30 desfiles, e a coleção ‘Porto’, de Esron, participou do circuito.

Inspirada na vida de uma mulher transexual e imigrante brasileira, vítima de transfobia e atual símbolo da Marcha do Orgulho LGBTQIAP+ do Porto, em Portugal, a coleção levou cores às passarelas.

“Pude mostrar o meu trabalho contando a história de Gisberta, uma mulher trans, linha de frente das conquistas pelos direitos da comunidade LGBTQIA+”, afirmou o design de moda.

ESTILISTA ESRON
Divulgação/Esron Candeia

Para Esron, participar do Desafio e ser finalista, representando a Paraíba, foi motivo de honra.

Estar no mesmo espaço criativo onde tantos talentos são descobertos e a moda autoral fomentada de maneira tão forte é sem dúvidas um privilégio, porque ali eu vi e acompanhei por muito tempo estilistas e profissionais que eu admiro muito”, relatou.

Esron também reiterou que sua participação em eventos como este é importante para que outros jovens paraibanos possam seguir pelo mesmo caminho.

É muito importante conquistar esses espaços para que muitos outros jovens da nossa região vejam que apesar de difícil é muito possível, e que então um mundo de possibilidades se abra para todos”, comemorou.