São João 2023 de Campina Grande: prefeitura realiza reunião com casais do casamento coletivo

Casais receberão instruções sobre a cerimônia civil, no Teatro Municipal Severino Cabral, no Centro de Campina Grande. Casamento será realizado em 12 de junho, na Pirâmide do Parque do Povo.

Casamento coletivo em Campina Grande | Foto: Divulgação

Os 100 casais que se inscreveram para participar da 33ª edição do casamento coletivo, que faz parte da programação do São João 2023 de Campina Grande, participam, nesta quarta-feira (10), de uma reunião com a Prefeitura de Campina Grande para receber as instruções sobre a cerimônia e questões burocráticas.

De acordo com a prefeitura, a reunião está marcada para acontecer no Teatro Severino Cabral, a partir das 19h, e, na ocasião, serão apresentados os custos cartoriais e tudo o que envolve a grande cerimônia, a exemplo da decoração, produção e vestidos para as noivas, bem como os trajes dos noivos. A reunião contará com apresentações culturais para a recepção dos noivos e noivas.

Na união civil realizada pela cidade, os custos de cartório, decoração da cerimônia, produção do evento, os vestidos das noivas e a roupa dos noivos serão disponibilizados de graça.

O casamento coletivo será realizado no dia 12 de junho, na Pirâmide do Parque do Povo. Ao longo das 33 edições, o evento, de cunho sociocultural que integra a programação oficial d’O Maior São João do Mundo, já realizou a união civil de cerca de 2,5 mil casais.

‘O Maior São João do Mundo’

Campina Grande com uma grande multidão de pessoas e fogos de artifício no céu à noite, para celebrar a festa junina do dia de São João
Festa de São João é comemorada em Campina Grande Foto: Emanuel Tadeu/Divulgação

De forma improvisada, “O Maior São João do Mundo”, teve início no dia 4 de junho de 1983 em uma palhoça montada na área, onde hoje é o Parque do Povo, para as pessoas dançarem forró. Em cinco anos, a festa já estava incluída no calendário turístico do Brasil.

Isso porque o então prefeito Ronaldo Cunha Lima resolveu centralizar a festa junina da cidade. No primeiro ano, não há uma confirmação de quantos dias o evento durou, mas a partir do ano seguinte, em 1984, o evento passou a ter duração de 30 dias.

Cinco anos depois da criação, o São João de Campina Grande já era uma festa de grande proporção pelo nome e pelo tempo de duração. Por isso, em 1987 o “Maior São João do Mundo” foi incluído no calendário oficial do Instituto Brasileiro de Turismo. Na época, o presidente da Embratur era João Dória Júnior.

Depois desse ano, o festejo passou apenas por mudanças estruturais no local onde é realizado, a exemplo da construção da Pirâmide e da localização do palco principal, até que em 2017 passou a ser realizada através de uma parceria entre os setores público e privado. As empresas parceiras foram escolhidas, desde então, por meio de licitações.

Em 2022, o São João de Campina Grande recebeu o título de maior festa junina do país, concedido pelo Instituto Ranking Brasil. O reconhecimento aconteceu na noite de encerramento do evento. Para o instituto, os números do “Maior São João do Mundo” – como a festa é conhecida – foram impressionantes em 2022, o que a consolidou como a maior do país.

Programação da festa em Campina Grande

A programação completa do São João 2023 de Campina Grande foi divulgada em 5 de abril e a abertura, no dia 1º de junho, vai contar com show de Geraldo Azevedo e Chico César, com participação especial de Juliette. Também se apresentam Alcymar Monteiro e Biliu de Campina. Este ano, o evento comemora 40 anos de existência.

Entre os destaques da programação, estão também nomes como Elba Ramalho, que mais uma vez se apresenta na véspera de São João, e os de Fagner e Roberta Miranda, que vão se apresentar no dia 24 de junho, dia de São João. Foi confirmado ainda que Calcinha Preta e Limão com Mel se apresentam no Dia dos Namorados, 12 de junho.