Como fazer cuscuz sem utilizar cuscuzeira

JORNAL DA PARAÍBA ensina três modos de preparo de cuscuz sem utilizar a cuscuzeira, panela específica para preparar o cuscuz.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Pilões

Neste domingo (19) é comemorado o Dia do Cuscuz, um prato árabe que surgiu no norte do continente africano por volta do século 13. De lá para cá, as receitas com o cuscuz ganharam outros ingredientes nas formas de preparo do prato e até o modelo de cozimento sofreu variações, a depender do local e da cultura.

No Brasil, o cuscuz ganhou também variadas formas de preparação.

O cuscuz nordestino, que é preparado numa panela chamada cuscuzeira, é a forma mais tradicional de fazer o cuscuz. Mas você sabia que dá para preparar o cuscuz sem precisar utilizar uma cuscuzeira? 

O Jornal da Paraíba te ensina três métodos para substituir a tradicional cuscuzeira na hora de preparar o seu cuscuz.

Para as três receitas, utilize:

  • duas xícaras de flocão de milho
  • uma colher de sal
  • uma xícara de água

Numa tigela, misture o flocão de milho e o sal, e acrescente a água aos poucos para ir hidratando a massa. Deixe a massa hidratar por 10-15 minutos, e siga para os métodos de preparação a seguir:

Cuscuz cozido no pano

Neste modo de preparação do cuscuz, despeje a massa já hidratada sobre um prato, ajuste o material sem precisar compactar e, logo em seguida, pegue um pano de prato limpo e umedecido (umedeça o pano de prato em água corrente e torça o pano até sair toda a água, para que o tecido fique umedecido).

Cubra toda a região de cima do prato para cobrir a massa e torça o pano na parte de baixo do prato.

Após torcer o pano, vire o prato, deixando a massa virada para baixo e prenda a parte do pano de prato torcido com uma liga ou algo que prenda o tecido do pano.

Pegue uma panela, que seja do tamanho do prato, coloque dois dedos de água e coloque para ferver.

Quando começar a ferver, coloque a massa que está contida pelo pano no prato e coloque a parte da massa voltada para baixo, de uma forma que a massa de flocão não tenha contado com a água e absorva apenas o vapor da fervura da água para que o vapor cozinhe os flocos de milho.

Deixe cozinhar de 10 a 15 minutos. Após esse tempo, retire o prato da panela, com cuidado para evitar queimaduras, retire a liga e, com cautela, vire o prato e retire o pano. Pode servir.

Cuscuz cozido na peneira de metal

Neste modo de preparo, acrescente a massa de flocos de milho já hidratada em uma peneira de metal, ajuste a massa sem a necessidade de compactar o material.

Com uma panela com dois dedos de água fervente, coloque a peneira com a massa sobre esta água que está em processo de fervura e tampe a peneira ou com um papel alumínio ou com uma tampa.

Deixe cozinhar de 10 a 15 minutos. Retire a tampa ou o papel alumínio com cuidado para evitar acidentes, retire a peneira da panela e transfira o cuscuz para um prato. Pode servir.

Cuscuz cozido na caneca

Neste modo de preparo, utilize uma caneca de sua preferência, unte a caneca com manteiga e coloque a massa hidratada, sem precisar compactar a massa, precisando, apenas, ajustar a massa de flocão na caneca.

Após ajustar a massa na caneca, coloque um pires/prato sobre a caneca e leve para o microondas.

Se sua caneca tiver entre 150ml até 250ml, o tempo de cozimento ideal no microondas é de um minuto; caso sua caneca tenha entre 250ml e 400ml, coloque a massa para cozinhar por dois minutos; caso utilize uma tigela de vidro acima de 400ml, deixe a massa cozinhar por três minutos.

Após o tempo de cozimento ideal de acordo com o tamanho da caneca, desenforme o material da caneca com o auxílio de uma colher/faca, desenforme sobre um pires/prato e pode servir.