Pfizer recomenda monitoramento de sinais vitais de crianças vacinadas com doses de adulto

49 crianças foram vacinadas em Lucena com doses de adulto da vacina contra Covid-19.

Foto: Liam McBurney/Pool via Reuters

A Pfizer, fabricante da vacina contra Covid-19 para adultos que foi aplicada em 49 crianças na cidade de Lucena, Região Metropolitana de João Pessoa, recomendou que sejam monitorados os sinais vitais e o possível tratamento sintomático das crianças. Uma nota da fabricante foi publicada no site do Ministério Público Federal (MPF) na terça-feira (18).

A aplicação das vacinas aconteceu em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que fica na Zona Rural do município, e em uma âncora desta mesma unidade em um assentamento na cidade. As doses foram aplicadas nos dias 29 de dezembro de 2021 e 7 e 11 de janeiro de 2022, antes de iniciar o calendário de vacinação infantil com as doses pediátricas. Das 49 crianças, 36 foram vacinadas com doses vencidas.

Segundo a nota da Pfizer, além do monitoramento dos sinais vitais e tratamento sintomático, a recomendação é de que as famílias procurem o profissional ou serviço médico de referência caso haja alguma dúvida ou sintoma.

A fabricante disse ainda que realiza habitualmente o acompanhamento de relatos de potenciais eventos adversos e erros de administração dos produtos, mantendo informadas as autoridades sanitárias brasileiras.

A nota ainda reitera a informação da empresa de que as doses pediátricas da vacina da Pfizer e BioNTech são diferentes das doses para adultos. “Essa formulação chegará aos países em um frasco com coloração diferente, na qual a tampa e o rótulo são apresentados na cor laranja, como forma de facilitar a diferenciação desses para os outros frascos destinados à população adolescente e adulta, que tem a cor roxa”, diz o documento.

Veja abaixo a nota da Pfizer na íntegra: