O Brasil tem a população mais ansiosa do mundo.

Foto: Simran Sood/Unsplash

O Brasil tem a população mais ansiosa do mundo. A OMS disse no seu relatório de 2021 e nós temos certeza disso.

Ontem estreamos no JPB2 a série ansiedade exatamente por entendermos que o tema precisa ser discutido mais a fundo.

Além de nós mesmos, conhecemos pelo menos uma centena de pessoas ansiosas. Não é fácil seguir o ritmo desse mundo que parece estar cada vez mais rápido. Somos tão cobrados por agilidade que deixamos o hoje e já estamos pensando no amanhã.  O tempo parece ser o verdadeiro inimigo do ansioso.

O ansioso é aquela pessoa que trava diariamente uma briga com o tempo. Ele vive sofrendo no presente as antecipações de um  futuro que só existe na sua cabeça e gasta muita energia com inúmeras probabilidades, quando de fato, só existe espaço no seu imaginária para a pior delas.

O ansioso vive uma ânsia sem fim.

O Brasil tem a população mais ansiosa do mundo

Segundo relatório da OMS, quase 1 em cada 10 brasileiros sofrem do problema e precisaria de tratamento.

De acordo com o último senso global de saúde mental, a população do Brasil está a frente de países como Nova Zelândia, Austrália e Noruega.

Por mais que tente, sua mente nunca fica vazia. Mesmo quando o corpo pára, a mente tá lá, maquinando coisas. Aquela perna nervosa, entrega a inquietação… As mãos teimam em querer segurar o tempo…  Essa incapacidade de esperar geram impulsividade….

O ansioso queima sempre a largada e acaba desclassificado. Por mais que a gente ache tudo isso normal, ansiedade em excesso faz muito mal ao corpo e à mente.

Assim como a tristeza não é sinal de doença, a ansiedade é um sentimento que pode nos proteger em situações de perigo.

O Brasil tem a população mais ansiosa do mundo.
Foto: Joice Kelly/Unsplash

A ansiedade é uma resposta natural do nosso corpo a situações estressantes ou desafiadoras, mas quando ela se torna intensa e persistente, pode indicar um transtorno de ansiedade. Algumas maneiras de saber se sua ansiedade está passando do ponto são:

  1. Sintomas físicos: se você estiver sentindo sintomas físicos, como coração acelerado, sudorese, tremores, tontura, falta de ar ou problemas digestivos sem uma causa física aparente, isso pode indicar que sua ansiedade está alta.
  2. Preocupações excessivas: se você estiver constantemente preocupado com coisas que estão fora do seu controle, ou se sentir ansioso sem motivo aparente, pode ser um sinal de ansiedade.
  3. Comportamentos de evitação: se você evitar situações ou atividades que antes você gostava de fazer, porque elas lhe causam ansiedade, isso pode indicar que sua ansiedade está se tornando problemática.
  4. Dificuldades de sono: se você estiver tendo dificuldades para adormecer ou acordar várias vezes durante a noite por causa de preocupações e ansiedade, isso pode ser um sinal de ansiedade.

Se você estiver experimentando alguns desses sinais, é importante procurar ajuda profissional. Um profissional de saúde mental pode ajudar a determinar se sua ansiedade está passando do ponto e oferecer tratamento adequado. Não ache que ansiedade pode ser normal, principalmente em excesso. Ela nos ajuda muito, mas pode ser uma grande vilã quando não usamos a dose certa.

Mas esse teste aqui pode ajudar você a avaliar o quanto ansioso você anda.

ansiedade

ansiedade, preocupação, expectativa

ansiedade, preocupação, expectativa

ansiedade, preocupação, expectativa