Campina Grande amplia hospitais para atendimentos a adolescentes

Com a mudança, adolescentes a partir de 14 anos serão atendidos nos Hospitais Pedro I, Dr. Edgley e UPA do Alto Branco.

Hospital Pedro I | Foto: Reprodução/TV Paraíba

O atendimento de saúde para crianças e adolescentes de Campina Grande vai ser modificado a partir desta terça-feira (3), em virtude da alta demanda de pacientes. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, adolescentes a partir de 14 anos vão passar a ser atendidos no Hospital Pedro I, no Dr. Edgley e na UPA do Alto Branco.

A Secretaria de Saúde informou que a medida tem como objetivo diminuir o fluxo de pessoas no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), o direcionando apenas para atendimento infantil. A quantidade de atendimentos realizados no local passou de 2.580, em abril de 2021, para 5.800, em abril deste ano.

Ainda de acordo com a secretaria, 60 crianças estão internadas somente no HCA, que pode ser explicado pelo relaxamento do uso das máscaras e retorno da convivência entre as crianças, após a baixa nos casos de Covid-19.

“As crianças ficaram durante dois anos reclusas em casa, usando máscaras e, após a circulação e liberação do uso de máscaras, elas estão tendo contatos com todos os vírus de uma só vez. Antes elas adquiriam imunidade aos poucos e agora estão adoecendo mais em razão disso”, explicou a diretora clínica do HCA, Taís Dantas.

Além disso, é neste período do ano em que outras doenças, como as causadas por arboviroses, apresentam maior incidência.

Com a mudança, pais e responsáveis por adolescentes a partir de 14 anos devem procurar os Hospitais Pedro I, Dr. Edgley e UPA do Alto Branco, caso precisem de ajuda médica. As crianças permanecem sendo atendidas no Hospital da Criança e do Adolescente.