CRM-PB desinterdita setor de pediatria da UPA dos Bancários, em João Pessoa

Setor havia sido interditado pela manhã por problemas na escala de trabalho do fim de semana, mas Prefeitura corrigiu problema no fim do dia.

UPA Bancários tem atendimento suspenso a novos pacientes por superlotação, em João Pessoa. Foto: Kleide Teixeira

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) decidiu no fim da tarde desta sexta-feira (15) desintersitar o setor de pediatria da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Bancários, em João Pessoa. Isso aconteceu depois que o órgão recebeu da direção técnica da unidade a escala médica completa dos pediatras que trabalharão na unidade neste final de semana.

O setor pediátrico da UPA dos Bancários tinha sofrido uma interdição ética na manhã do mesmo dia justamente porque o CRM-PB havia constatado a falta de médicos pediatras para fechar a escala médica entre 19h de sexta-feira (15) e 7h de segunda-feira (15), o que inviabilizava o funcionamento integral do local.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa tinha informado que um dos médicos do plantão tinha testado positivo para a Covid-19, o que prejudicou a escala. Mas, diante da interdição, acelerou o processo para solucionar o problema.

Após receber o documento com a escala completa, o CRM-PB entrou em contato com os profissionais para garantir a presença deles na unidade.

“Lamentamos que para conseguirmos resolver o problema tivemos que promover a interdição ética. Se a gestão cumprisse seu compromisso, a interdição não seria necessária, já que estamos relatando a falta de pediatras à prefeitura há meses”, afirmou o diretor de fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza.