Duas doações múltiplas de órgãos são registradas em menos de 48 horas, na Paraíba

Por causa disso, dez pessoas saíram da lista de espera para transplante.

Foto: Divulgação/HNSN

A Paraíba registrou a segunda doação de múltiplos órgãos em menos de 48 horas, na tarde desta quinta-feira (3). Por causa disso, dez pessoas saíram da lista de espera para transplante. Com a última doação, o Estado contabiliza 24 transplantes de órgãos e tecidos em 2022. Foram 14 cirurgias de córneas, uma de coração, seis de rins e três de fígado. Na lista de espera, ainda aguardam por um órgão 512 pessoas.

De acordo com a Central Estadual de Transplantes, nessas 48 horas, a primeira doação aconteceu na madrugada da quarta-feira (2), no Hospital de Trauma de Campina Grande, onde foram contemplados cinco pacientes que estavam na fila de transplante. Já na quinta-feira (3), a doação foi registrada pela Central Estadual de Transplantes, também beneficiando cinco pessoas.

O último doador foi um homem de 20 anos, que estava internado no Hospital de Trauma desde o dia 30 de janeiro. Ele deu entrada na unidade com traumatismo craniano grave e teve a morte cerebral confirmada nesta quarta-feira (2). Com a autorização da família, foram doados fígado, rins e córneas.

Segundo o secretário de estado da Saúde, Geraldo Medeiros, a intenção é proporcionar o aumento das doações e transplantes de órgãos e tecidos na Paraíba.

“A vida de cada paraibano é importante e nosso objetivo é ampliar as ações para vê-los deixar a fila de espera”, disse o secretário.