Em um mês, Saúde recebe mais de 500 notificações de casos suspeitos de dengue na Paraíba

Além dos casos de dengue, 199 possíveis casos de Chikungunya e outros 3 casos grave de zika também foram registrados.

Foto: Divulgação/NIAID
Pelo menos 504 casos prováveis de dengue foram notificados apenas no mês de janeiro, na Paraíba, segundo o boletim divulgado nesta quinta-feira (3) pela Secretaria de Estado da Saúde. Além dos casos de dengue, 199 possíveis casos de Chikungunya e outros 3 casos grave de zika também foram registrados.
Segundo a Secretaria, já era esperado um aumento na quantidade de notificações de dengue neste início de ano, devido à elevação nas temperaturas, que facilita a procriação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.
Apesar do número elevado, a quantidade de notificações de chikungunya e zika ainda é baixa, já que muitos deles podem ser confundidos com sintomas de síndromes gripais e outras doenças, como a Covid-19.
“Houve uma decrescente grande nos casos de arboviroses, o que não quer dizer que não existam casos da doença, mas sim que eles podem não estar sendo notificados adequadamente. Muitos casos suspeitos de dengue podem estar camuflados com a semelhança clínica da covid-19, e como consequência disto, não estão sendo notificados no sistema de informação de forma oportuna”, explica a técnica.
Os sintomas mais comuns das arboviroses são:
  • Fadiga
  • Dor de cabeça persistente
  • Dores articulares
  • Dor por trás dos olhos
  • Manchas vermelha pelo corpo
  • Febre
A recomendação principal é que a população não deixe água acumulada em depósitos que possam juntar água, como pneus e vasos. Em caso de agravamento dos sintomas, a atenção básica de saúde deve ser consultada.