Entenda como ocorrem as mudanças hormonais durante envelhecimento

Mudanças hormonais em homens e mulheres é tema do programa Paraíba Comunidade que vai ao ar nas TVs Cabo Branco e Paraíba neste domingo (24).

Reprodução

Com o envelhecimento, homens e mulheres enfrentam mudanças hormonais, que afetam o corpo e o comportamento. A médica ginecologista Carolina Bandeira e o urologista Emerson Medeiros explicam sobre a menopausa e a deficiência androgênica, como elas afetam as pessoas e como minimizar os sintomas.

Menopausa

A menopausa corresponde a última menstruação da mulher, geralmente a partir dos 50 anos. E está inserido dentro de um período chamado de climatério, que é a fase de transição do período reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo na vida da mulher.

A principal característica da menopausa é a parada das menstruações.

Deficiência androgênica

A deficiência androgênica ocorre em homens de forma gradativa, a partir dos 45 anos, causando uma diminuição na produção de testosterona. O hormônio da testosterona, no organismo masculino, tem papel nas características sexuais dos homens.

Sintomas

Durante a menopausa, as mulheres enfrentam dificuldade para perder peso, pele ressecada, queda capilar, insônia, mudança de humor, perda de líbido.

Já homens podem apresentar sintomas como irritabilidade, falta de concentração, cansaço, aumento da gordura visceral e diminuição da libido.

Reposição hormonal

De acordo com a ginecologista, a reposição hormonal é indicada para pacientes sintomáticos e pode ser feita durante anos. Carolina Bandeira destaca que tem um “período de ouro” para começo da reposição, sendo 5 anos do início dos sintomas.

O urologista afirma que os homens também podem realizar a reposição de testosterona.

Nos dois casos, a reposição deve ser acompanhada de mudança de hábitos, como atividade física regular, alimentação saudável, diminuição de consumo de bebida alcoólica.

Tipos de reposição hormonal

Mulheres: medicação oral, sublingual, implante subcutâneo, adesivos e outros.

Homens: medicação oral, adesivo, gel, injetável.

A forma mais indicada para cada pessoa é decidida juntamente com um especialista para se adequar a cada caso.

Benefícios da reposição hormonal

Em mulheres, a reposição tem efeito em torno de 30 dias e diminui as ondas de calor, melhora as mudanças de humor, melhora da libido, mais disposição para fazer as atividades habituais.

Já em homens, provoca a melhora da concentração, do humor, revitalização e disposição.

Em que casos não é indicado?

A reposição hormonal não é indicada para homens com histórico de câncer de próstata. Para as mulheres, em casos de histórico de câncer hormonodependente, como o câncer de mama.