Gripe aviária: Brasil decreta estado de emergência zoosanitária

Oito casos de gripe aviária foram confirmados em aves no Brasil. Sete no estado do Espírito Santo e um no Rio de Janeiro.

(Foto: Junot Lacet Filho/Arquivo)

Estado de emergência zoosanitária foi declarado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária em todo o país tendo em vista os casos de gripe aviária em aves silvestres. A medida tem validade de 180 dias,  e foi assinada por Carlos Fávaro, ministro da pasta, e publicada no Diário Oficial da União, na noite desta segunda-feira (22).

O principal objetivo da medida, de acordo com o Ministério, é evitar que a doença chegue à produção de aves de subsistência e comercial, preservando a fauna e a saúde humana. A declaração de emergência zoosanitária, ainda de acordo com a pasta, possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais nas três instâncias e não governamentais. 

Casos confirmados

Três novos casos positivos para a influenza aviária (H5N1) no Espírito Santo foram confirmados pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (22). Os casos estavam em investigação desde a semana passada.

O ministério informou, em nota, que as aves silvestres da espécie Thalasseus acuflavidus, mais conhecidas como trinta-réis-de-bando, foram encontradas nos municípios de Linhares, Itapemirim e Vitória.

Oito casos de gripe aviária foram confirmados em aves no Brasil: sete no Espírito Santo, nos municípios de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linhares e Itapemirim; e um no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra. As aves acometidas pela gripe aviária foram trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus), atobá-pardo (Sula leucogaster) e o trinta-réis real (Thalasseus maximus).

A pasta orienta que a população não recolha as aves que estejam doentes ou mortas e acione o serviço veterinário mais próximo, assim, evitando que a influenza aviária se espalhe. O governo afirma que ainda não há mudanças no status brasileiro de livre a influenza aviária de alta patogenicidade na Organização Mundial de Saúde Animal, já que não há registro na produção comercial.

Suspensão de eventos agropecuários 

Também foi prorrogada a suspensão da realização de exposições, torneios, feiras e outros eventos com aglomeração de aves e a criação de aves ao ar livre, com acesso aos piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados no ministério.

“A medida se aplica a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades”, explicou o ministério.

Novo Centro de Operações

Um Centro de Operações de Emergência para coordenação, planejamento, avaliação e controle das ações nacionais referente à gripe aviária também foi instalado nesta segunda-feira (22) pela Secretaria de Defesa Agropecuária e, de acordo com a pasta, ficará responsável pelas ações de prevenção, vigilância e cuidado com a saúde pública. Articulando as informações entre os ministérios, órgãos, agências estaduais e o setor privado.

* Com informações da Agência Brasil