Hospital de Trauma de João Pessoa inicia campanha de prevenção de queimaduras nesta quinta-feira (1)

Em 2023, o Hospital de Trauma de João Pessoa já registrou mais de 400 atendimentos de vítimas de queimaduras.

Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, iniciou a 21º Campanha de Prevenção às Queimaduras ‘Marcas que Ficam Para Sempre’, nesta quinta-feira (1). A ação tem foco em alertar a população para evitar acidentes e ocorre durante todo o mês de junho.

Entre os meses de janeiro e maio de 2023, o Hospital de Trauma já registrou 429 atendimentos de vítimas de queimaduras.

No ano anterior, 928 pessoas foram vítimas de  queimaduras. As principais causas foram: líquidos em alta temperatura (424); contato com objetos em alta temperatura (150); fogo (69); fogos de artifício (22); produtos químicos (49), eletricidade (seis), insolação (cinco), caravelas (um), e outras ocorrências menores. 

Para o diretor-geral da unidade, Laecio Bragante, a prevenção é a forma mais segura de aproveitar os festejos juninos. “Queremos que a população comemore as festas de São João e São Pedro, que são tão alegres e bonitas, sem dor de cabeça. Por isso, o objetivo da nossa campanha é diminuir os números de crianças e adolescentes com queimaduras, de forma significativa neste período”, apontou.

Já o diretor técnico da instituição, Glauber Novaes, informou que o hospital está preparado para suportar a demanda desses casos com um plano de contingência. O coordenador médico da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), Emilton Amaral, alertou que muitos adultos são vítimas de queimaduras após ingerirem bebidas alcoólicas. “Mesmo aqueles que são bastante conscientes dos perigos, quando fazem uso de bebidas, acabam toda essa sobriedade”.