Novas regras para rótulos de medicamentos são aprovados pela Anvisa

Para os remédios que não precisam de prescrição médica, a classe terapêutica e a indicação ficaram na parte da frente da embalagem.

Foto: divulgação.

As novas regras para os rótulos de medicamentos foram aprovadas pela diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essas alterações têm como objetivo deixar as informações sobre os remédios mais claras na embalagem, garantindo a segurança do paciente e o uso correto dos medicamentos.

Para os remédios que não precisam de prescrição médica, a classe terapêutica e a indicação ficaram na parte da frente da embalagem, assim, facilitando a visualização para o consumidor.

Essas alterações também valem para a quantidade total de um medicamento. Em nota, a Anvisa informa que foi permitida a colocação da quantidade total do medicamento na face frontal da embalagem. 

Dessa forma, podendo ajudar o cidadão na comparação de preço dos produtos sem causar prejuízo para a comparação das informações relacionadas ao uso seguro do medicamento.

Segundo a agência, outra mudança é o uso obrigatório da técnica Tall Man Lettering (TML), em que parte do nome de um remédio é escrita em letras maiúsculas, nos rótulos de medicamentos restritos ao uso de hospitais, clínicas, ambulatórios, serviços de atenção domiciliar e demais unidades de saúde. 

“A técnica de TML é uma das ferramentas utilizadas para ajudar a minimizar os erros de medicações decorridos de troca acidental entre princípios ativos com fonética e/ou ortografia semelhantes”, explica a agência.

Já para os remédios que são vendidos ao governo federal, as frases que utilizam os termos “venda sob prescrição” serão retiradas e substituídas por “Uso sob prescrição” e “Uso sob prescrição e retenção de receita”.

*Com informações da Agência Brasil.