Paraíba realiza Dia D de vacinação contra Covid-19 e Influenza neste sábado (20)

Serão 698 salas de imunização distribuídas em 216 municípios.

A Secretaria de Estado da Saúde do Governo da Paraíba realiza neste sábado (20) mais um Dia D de vacinação contra Covid-19 e Influenza. Doses de vacinas que combatem outras doenças também estarão disponíveis. Serão 698 salas de imunização distribuídas em 216 municípios.

Esse é o segundo Dia D realizado no estado apenas no mês de maio. O objetivo principal é aumentar a cobertura vacinal contra as doenças respiratórias. A campanha de vacinação contra a Influenza, por exemplo, que vai até 31 de maio, está bem abaixo da meta estimulada pelo Ministério da Saúde. E a SES quer melhorar esses números.

Atualmente, já foram vacinados na Paraíba 747.644 pessoas contra a Influenza, de um total de 1.138.044 pessoas que compõe o público alvo. Isso equivale a 52,27% da meta de 90% do público alvo.

Tal como aconteceu no dia 6 de maio, data do primeiro Dia D do mês, a ideia é que todos os municípios paraibanos tenham salas de vacinação abertas para a população.

Em João Pessoa

A capital paraibana, João Pessoa, vai ter vacinação ao longo de 14h consecutivas. Começa às 8h e seguirá até 22h, em diversos serviços da Rede Municipal de Saúde.

Apesar de ser a capital do Nordeste com melhores índices de vacinação, a cidade tem apenas 36,88% de doses de vacina contra Influenza aplicadas na população, número muito abaixo da meta.

O Dia D, no entanto, tem o objetivo de tentar melhorar esses números. Haverá vacinação nas Unidades de Saúde da Família (USF) das 8h às 12h, com algumas funcionando em horários ampliados. Vai haver também vacinação das 13h às 22h no Mangabeira Shopping e no Santuário Mãe Rainha (nesse último, apenas para Influenza e a vacina bivalente contra a Covid-19).

O Centro Municipal de Imunização, localizado no bairro da Torre, vai funcionar no período das 8h às 12h, exclusivamente para vacinação antirrábica humana e a vacina dT (difteria e tétano). A antirrábica é para pessoas que foram mordidas por cães e gatos não vacinados ou por morcegos. Já a dT é para pessoas que tiveram alguma exposição com a doença ou que sofreram acidentes com objetos cortantes.

As vacinas contra Influenza e Covid-19 são destinadas para toda a população acima de seis meses de idade. Já o imunizante bivalente contra Covid-19 é para quem tem acima de 18 anos e já tomou ao menos duas doses da vacina monovalente.

Para receber a vacina contra Covid-19 é necessário apresentar um documento oficial e cartão de vacina que comprove outras doses dos imunizantes que previnem contra Covid-19 e Cartão do SUS.

Já para receber a vacina contra Influenza e demais vacinas do calendário de rotina é importante levar o cartão de vacina, Cartão do SUS e documento oficial do usuário.

Dados

De acordo com o Sistema de Informação de Síndromes Gripais e de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (e-SUS Notifica), em João Pessoa, somente de janeiro a março deste ano, foram registrados 18.470 casos de síndromes gripais não especificada. Segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade, entre 2020 a 2023, foram 117 casos de Influenza (A e B), com 74 óbitos. De janeiro a abril deste ano foram registrados três óbitos, sendo dois adultos e um infantil.