Artistas e publicitários inovam para trabalhar com a TV Digital

Agências de publicidade e artistas presentes comentaram o que muda no mercado após o lançamento oficial da TV Digital, trazida ao Estado pela TV Cabo Branco.

Karoline Zilah

A tecnologia digital inaugurada oficialmente na noite da segunda-feira (6) na sede da TV Cabo Branco, em João Pessoa, muda também a rotina do mercado publicitário e artístico. Novos investimentos estão sendo direcionados para o setor, que agora faz a transição dos equipamentos analógicos para os digitais, investe em câmeras com grande capacidade de captação e em modernas ilhas de edição.

Veja galeria de fotos do evento.

Trata-se de uma verdadeira revolução na imagem e no conceito do “fazer” para a televisão, segundo Joca Moura, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Paraíba. Ele, que também está à frente da Real Comunicação, diz que agora sente a responsabilidade de levar ao público peças de publicidade que prezem pela qualidade máxima.

Artistas e publicitários inovam para trabalhar com a TV Digital“A etapa de criação dos comerciais que são vistos na TV já pensa em como acompanhar essa nova tecnologia, bem como a produção se adapta, pois requer maiores cuidados”, explicou Joca.

O detalhismo também é uma preocupação da publicitária Shâmara Rached, da agência Erê!. Agora, segundo ela, como os chuviscos e ruídos não farão mais parte do cotidiano do telespectador, as produtoras terão que prestar atenção em cada mínimo detalhe de seus vídeos. “É um orgulho para a Paraíba entrar nesta era digital. Para nós, esta nova fase significa vender mais qualidade aos clientes que anunciam na TV Cabo Branco”, exemplificou.

Artistas e publicitários inovam para trabalhar com a TV DigitalJá para Lucas Salles, empresário da 9idéia e presidente da seccional paraibana da Associação Brasileira das Agências de Propaganda, é possível comparar a inauguração da TV Digital na Paraíba com a chegada da imagem em cores.

“Para o mercado é um passo extremamente positivo. Quem ganha é o telespectador, que tem acesso a um conteúdo mais nítido e vê com mais clareza a mensagem que o mercado publicitário quer passar”, comentou, dizendo que agora espera as futuras novidades que serão implantadas pela Rede Paraíba de Comunicação, como a interatividade entre o telespectador e a programação dos canais televisivos.

Artistas e publicitários inovam para trabalhar com a TV DigitalPara a classe artística, a imagem é o grande dilema. Quem brinca com o assunto é o ator Luiz Carlos Vasconcelos, que passou pela experiência de ser filmado em imagem de alta definição na minissérie Queridos Amigos, da TV Globo.

Participando de uma campanha da TV Cabo Branco com Renata Arruda e Jessier Quirino, o ator diz que a partir deste momento os telespectadores vão poder ver com fidelidade como são os artistas, e tanta nitidez requer novas técnicas nos bastidores, principalmente no que diz respeito à maquiagem e a iluminação.

“Na nova propaganda que eu fiz eu enxerguei até um sinal que tenho no olho! Mas eu não me importo”, comentou, se divertindo com a novidade.