Nasa anuncia voo à Lua a partir de agosto e já planeja viagem a Marte para década de 2030

Missão Artemis 1 irá durar entre quatro e seis semanas a partir de agosto e vai servir como base para viagem a Marte depois de 2030.

Foto: Divulgação/Unsplash-Michael

A missão Artemis 1, que vai marcar o retorno das viagens não tripuladas para a Lua, deve decolar a partir de 29 de agosto, segundo anunciou a Nasa nesta quinta-feira (21).

O voo da Artemis 1 viajará ao redor da face oculta da Lua, em missão que irá durar cerca de quatro a seis semanas e vai posicionar alguns satélites destinados a desenvolver experimentos espaciais específicos. Além disso, a Nasa vai avaliar a resistência do voo do foguete e da cápsula acoplada.

A viagem faz parte de um cronograma da agência espacial norte-americana, que culminará com a ida de uma tripulação humana para a Lua, ainda sem data prevista. O objetivo da missão é estabelecer uma presença sustentada no local e utilizar experiências obtidas para planejar uma viagem a Marte em algum momento da década de 2030. 

Na primeira fase da missão Artemis 1, segundo a Nasa, o foguete SLS e a cápsula acoplada Orion poderão decolar nos dias 29 de agosto, 2 de setembro ou 5 de setembro. 

Na Artemis 2, segunda fase da missão, já haverá tripulação humana, todavia, os astronautas não sairão da nave, ao contrário do que acontecerá na Artemis 3, que prevê o desembarque humano em solo lunar. Ambas as fases da missão ainda não tem data definida.

*com informações do g1