Conquiste emprego dos sonhos

Mudar de emprego e investir em novas posições é saudável e deve ser considerado por quem não está feliz no trabalho, diz especialista em RH.

Quem nunca desejou ter o emprego dos sonhos? A maioria das pessoas que compõem a População Economicamente Ativa (PEA) provavelmente vai responder que sim. Pois isso não é impossível, apesar de parecer. A especialista em RH Fabíola Lago, da Vagas Tecnologia, disse que esse tipo de desejo é muito comum em profissionais de diversos setores e cargos.

Segundo a especialista, é possível que alguém esteja empregado e infeliz. Isso é mais comum do que se pensa. Em muitas empresas é fácil encontrar pessoas que até recebem um salário razoável, mas que reclamam pela falta de reconhecimento por parte dos superiores. Diante dessa realidade, pensar em mudar de emprego, querer ser promovido, pesquisar sobre novas posições é saudável e faz parte de quem olha para a sua própria carreira com carinho.

Ter foco é a primeira recomendação para quem deseja alçar voos mais altos. Segundo a especialista, não adianta “trocar seis por meia dúzia”, nem pegar qualquer coisa por desespero.

É importante, antes de mais nada, pesquisar sua faixa salarial. “Para ter certeza que sua remuneração não é condizente com sua realidade, pesquise bolsas de salário em sites e revistas especializadas em carreira. Leve em conta seu tempo de experiência”, afirmou.

Outra dica é entrar em contato com comunidades profissionais. A especialista recomendou vasculhar as redes sociais, fazer contatos e perguntar de forma genérica se eles possuem informações sobre a média salarial do mercado. “Você pode fazer isso de forma mais discreta também, dirigindo-se de forma privada aos coordenadores do grupo”, declarou.

Muitas pessoas acham que são incapazes de trabalhar em determinadas empresas, pelas quais nutrem admiração. Sobre esse aspecto, a especialista disse que os profissionais não devem desistir.

“Faça uma lista das empresas que você admira, da sua área de atuação ou da área para qual pretende migrar. Anote seus valores, desafios, projetos em destaque, procure na internet quais as vagas que ela oferece no momento”, argumentou.

Todas as atividades que você já fez que podem ser do interesse da empresa devem ser reveladas, ou no currículo, ou na entrevista. Isso pode contribuir muito para sua contratação.

Por fim, a especialista recomenda procurar nas redes sociais pessoas que trabalham nas empresas que você deseja trabalhar. “Faça contato. Com os mais chegados fale sobre seu desejo de mudar de empresa e o que tem desenvolvido profissionalmente que o qualifica para tal aproximação”, frisou.

CURRÍCULO DEVE TER INFORMAÇÃO CLARA E QUE MOSTRE O POTENCIAL

De acordo com a consultora em RH Anna Carolina Nunes, o primeiro passo para conseguir um bom emprego é ter um bom currículo. “Ter um currículo bem elaborado de maneira clara e objetiva, contendo todas as informações necessárias para que determinada empresa avalie e entre em contato para uma possível entrevista”, explicou. Segundo ela, é preciso ter foco no que busca, procurando atividades no que deseja e de acordo com suas qualificações profissionais.

Ela explicou que muitas vezes um profissional não consegue uma vaga na sua área e, devido à necessidade de trabalhar, acaba participando de seleções que não estão de acordo com seu perfil e com o que sabe desenvolver na prática. Contudo, se você tem um objetivo a seguir, é preciso ter paciência e saber aguardar o momento certo de conseguir algo dentro do que você de fato almeja.

Para conseguir um emprego na empresa que você admira, o grande segredo é a qualificação. “Tanto em termos teóricos, através de cursos, workshop, palestras, especializações na área, como também ter conhecimento técnico na sua função. Foco, dinamismo e motivação também são essenciais”, frisou. Ter na bolsa ou na carteira cartões de visitas é outra ferramenta importante nesse processo.

Antes de mudar de emprego, conforme explicou Anna Carolina, é importante fazer uma autoanálise, avaliar se aquele trabalho ainda lhe motiva como antes. “Nessa análise devemos ter o devido cuidado de verificar antes se a questão que está lhe afligindo é um projeto não realizado ou até mesmo alguma questão particular com seu chefe”, declarou a consultora.

Para as empresas que não reconhecem o potencial do seu quadro de funcionários, o grande risco está em perder bons profissionais, que podem vir a acrescentar tanto em termos qualitativos como quantitativos para tal empresa. “Um bom funcionário tem possibilidade de fazer carreira dentro da empresa e alavancar o crescimento da mesma”, explicou Anna Carolina Nunes.

MERCADO BUSCA QUALIFICADOS

A falta de mão de obra especializada no mercado de trabalho acaba sendo mais um ponto a favor dos bons profissionais, uma vez que fica ainda mais fácil se destacar na empresa.

De acordo com o especialista em desenvolvimento humano, Alexandre Prates, “quando uma empresa detecta alguém que vai além do que lhe é atribuído, naturalmente quer mantê-lo em seu quadro de colaboradores e não economizará esforços para deixá-lo feliz e motivado”.

O momento, segundo ele, nunca foi tão bom para quem deseja, de fato, construir uma carreira de sucesso.

“Mas ter vontade apenas não basta. É preciso se preparar e seguir alguns passos valiosos”, declarou. O primeiro deles é entregar resultados, pois através disso é que o profissional vai se destacar. Antes de entregar, no entanto, é preciso ter clareza do que você precisa entregar. “Se a empresa lhe contratou é porque algum resultado ela espera de você”, declarou.

Cuidar da reputação é outro ponto importante, pois a imagem é o seu maior patrimônio. “Não permita que comportamentos negativos, por menor que possam parecer, sujem a sua imagem”, frisou. Chegar atrasado, fazer fofoca, descuidar da aparência, exagerar nas brincadeiras, demonstrar apatia e descaso com o trabalho podem prejudicar a reputação. Isso facilmente se torna uma barreira para o seu crescimento na empresa.