Correios definem organizadora do concurso para 9,1 mil vagas

Organizadora foi escolhida por meio de dispensa de licitação. Cargos são os mesmos da seleção anterior.

Do G1

Os Correios escolheram o Cespe/UnB após dispensa de licitação para realizar o concurso para 9.190 vagas. O extrato foi publicado na página 75 da Seção 3 do "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (14). O contrato com a Fundação Universidade de Brasília, à qual o Cespe/UnB pertence, deve ocorrer nos próximos dias.

Segundo a assessoria de imprensa dos Correios, são 5.060 vagas para carteiros, 2.272 para atendentes, 1.014 para operadores de triagem e transbordo, 796 para analistas de correios (correspondente a nível superior) e 48 para profissionais de medicina e segurança do trabalho.

Os cargos relacionados no extrato de licitação são de agente de correios, analista de correios, analista de saúde, auxiliar de enfermagem do trabalho, enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho e técnico em segurança do trabalho. Segundo os Correios, trata-se dos mesmos cargos do concurso anterior, para 6.565 vagas, que foi cancelado após questionamento do Ministério Público Federal. No extrato de dispensa de licitação, o valor que será pago ao Cespe/UnB é de R$ 32.770.000.

Os Correios preveem que o concurso será realizado no primeiro semestre deste ano – a aplicação das provas está prevista para maio. O conteúdo programático deverá mudar pouco em relação ao edital anterior – o concurso foi cancelado em 2010 após parar na Justiça.

Por se tratar de uma estatal com orçamento próprio, os Correios não entram no corte do orçamento anunciado pelo governo federal que poderá adiar novos concursos e nomeações.

Questionada se não haveria risco de a seleção parar na Justiça novamente porque a nova organizadora foi escolhida por meio de dispensa de licitação – o Ministério Público Federal recomendou que o concurso anterior fosse anulado por conta do contrato com a organizadora Cesgranrio não ter sido feito por meio de licitação -, a assessoria de imprensa dos Correios informou que o MP acompanhou todos os processos para a realização desse novo concurso. A aplicação das provas será acompanhada pela Polícia Federal.

Leia a reportagem completa do G1