Estágio permite prática profissional e enriquece currículo

Para estudantes estágio representa uma importante etapa no processo de aprendizado da profissão escolhida.

Para garantir os direitos dos estudantes, foi sancionada em 2008, a Lei do Estágio (n° 11.788). O estágio pode ou não ser obrigatório, o que vai depender das diretrizes de cada curso. O estágio não cria vínculo empregatício do estudante com a empresa. De acordo com a lei, o estágio deve ser supervisionado tanto por um professor, como por um funcionário da empresa concedente. É importante lembrar que é proibida qualquer cobrança pelo estágio.

Segundo Cláudia Leal, diretora de planejamento e orçamento do Serviço Social do Comércio (Sesc), a procura pelo estágio sempre supera as expectativas. “É uma oportunidade de vivenciar a prática da profissão e enriquecer o currículo”, opina. As inscrições para a seleção de 2012 ficam abertas até o próximo dia 23. São 40 vagas e cadastro de reserva. “As oportunidades são para as cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Sousa e Cajazeiras”, informou.

Quem já passou pela experiência, garante que o aprendizado faz a diferença. Foi assim com Jussiê Rodrigues, formado em comunicação social. “Em 2005 fui aprovado na seleção do Sesc, onde fiquei até 2007. Posso dizer que aprendi bastante, pois tive a oportunidade de colocar em prática o que na universidade eu só conhecia na teoria”, afirma. Depois disso, foi estagiário no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na mesma área.

No ano passado, Jussiê retornou ao Sesc, dessa vez como contratado. “Fui aprovado na seleção de 2010 e agora estou aqui, trabalhando como técnico adjunto”, frisa.