Filmes complementam estudos e ajudam a motivar concurseiros

Candidatos ouvidos pelo G1 dizem que filmes ajudam a manter o foco.

Do G1

A trajetória de um candidato a concurso público envolve persistência e disciplina. E, dependendo do objetivo de cada um, o ingresso no setor público pode demandar anos de dedicação. Em algumas situações, o classificado pode ainda não ser chamado para assumir o cargo até o fim da validade do concurso.

Em meio à ansiedade dos alunos com os quais convive diariamente, José Wilson Granjeiro, diretor presidente do Gran Cursos, decidiu elaborar uma lista de filmes para motivar os candidatos a manter o foco nos estudos até conseguir a vaga. A lista foi feita a pedido dos próprios alunos, que o abordavam após suas palestras.

“Muitos deles [filmes] já tinha assistido e outros eu reuni por indicação dos próprios alunos. Os filmes me ajudaram como concurseiro, como empreendedor e como pessoa”, afirma.

“Foi difícil chegar a esses 14 filmes, mas cada um tem uma contribuição, histórias de fé, superação, de planejamento, organização, disciplina, resistência, brigar pelos sonhos, achar que tem sempre uma força superior que possa ajudar desde que se faça por onde e o papel da família no processo todo”, diz.

De acordo com Granjeiro, quem fica na fila sempre passa, só não pode desistir. Ele cita o filme “Quem quer ser um milionário?” como exemplo a ser seguido. “Mostra que muitas vezes você acerta não porque você estudou uma matéria específica, mas por conta da bagagem que você adquire na sua experiência de vida”, diz.

O candidato a concurso Oziel Cândido, de 29 anos, começou em 2004 a prestar concurso e pretende estudar até passar. Cândido se confessa “cinéfilo de carteirinha” e procura aliar sua preferência pelos filmes com a preparação por uma vaga no setor público. Ele já viu pelo menos sete dos filmes da lista. “À procura da felicidade”, “Um sonho possível” e “Quem quer ser milionário?” são seus preferidos.

“Tem filmes que dão incentivo, fazem persistir, abrem caminho para tentar outras formas de estudar e persistir no objetivo”, afirma.

Ele conta que trabalha durante o dia e faz curso preparatório à noite. Os fins de semana ele tira para estudar em casa. E é aos sábados à noite que vê os filmes. “Quando eu assisto às histórias fico com incentivo para estudar. E pra quem gosta de filme é melhor ainda. Tem pessoas que gostam de esporte, por exemplo, mas como sou cinéfilo ajuda bastante”, diz.

Cândido é de São Paulo e mora sozinho em Brasília há 10 anos. Em princípio ele foi para trabalhar, mas decidiu estudar para entrar no setor público por achar que “Brasília é a terra dos concursos”.

Arte-finalista no setor privado, Cândido diz que enquanto não passar não vai deixar de fazer os exames.

Eunice de Santana, 38 anos, também segue a receita de Granjeiro para não desanimar na empreitada, que começou há dois anos. Ela conta que já se classificou em alguns concursos, mas nunca foi chamada. Seu objetivo é entrar em ministérios do Executivo federal e em tribunais, em cargos de nível médio.

“Gostei muito de ver alguns desses filmes porque dão exemplo de persistência, que é nosso grande lema para ter força de vontade e garra para passar”, diz. Eunice reconhece que fica desanimada de vez em quando, mas ela acha que a hora dela vai chegar. “Se continuar persistindo eu sei que vou passar”, afirma.