Iniciar como trainee contribui para uma carreira promissora

 Entrar no mercado de trabalho como trainee é uma ótima oportunidade para conseguir posições elevadas

Embora a maioria das seleções para os programas de trainee só tenham início no segundo semestre, especialistas advertem: quem deseja se candidatar a uma vaga deve dar início à preparação desde já. Vistos como uma ótima oportunidade de entrar no mercado de trabalho, os programas de trainee dão a quem acaba de sair da universidade a chance de já entrar em uma grande empresa em posições consideradas elevadas. Mas não são só para os candidatos que os programas trazem benefícios.
Os programas de trainee são vantajosos para ambos os lados: tanto para a empresa como para o contratado. Para os profissionais, as vantagens, de acordo com a Flávia Queiroz, diretora de relacionamento da Etalent, empresa especializada em gestão de pessoas, são as seguintes: oportunidade de carreira, proporcionando um desenvolvimento acelerado; constante exposição a novos desafios organizacionais; elaboração de projetos e cursos estruturados; job rotation; e possibilidade de vivências internacionais.
Já para as empresas, os benefícios são outros: excelente forma de atrair os jovens talentos com maior potencial de desenvolvimento; oportunidades para que eles se desenvolvam e tragam vasta contribuição para a empresa; formar de maneira estruturada e em menor tempo profissionais para suprir capital humano e exercício imediato de atividades profissionais em posições estratégicas; incrementar a qualificação da formação dos jovens profissionais, a fim de sustentar a visão da empresa; disponibilizar profissionais integrados à cultura da empresa e alinhados ao modelo de gestão; e reter talentos através de perspectivas de desenvolvimento e evolução na carreira.
O trainee é contratado como um funcionário e, ao entrar na empresa, participa de um programa estruturado que dura em média 18 meses. O objetivo é que ele desenvolva técnicas e comportamentos além de fazê-lo entender todos os processos da empresa e o relacionamento entre as suas diversas áreas (daí a importância do job rotation, ou seja, a possibilidade do profissional passar por diversas áreas da empresa). "Normalmente o programa é constituído de uma grade customizada de desenvolvimento com uma imersão acadêmica, palestras de negócios com gerentes e diretores, job rotation nas principais áreas e confecção de um projeto final. Durante todo o programa há o acompanhamento contínuo da área de recursos humanos e de um tutor, que terá o papel de ajudá-lo a conhecer a cultura da empresa e orientá-lo na construção do projeto final, facilitando o acesso às pessoas chave, suportando o desenvolvimento do seu projeto final, seu networking e da sua carreira", explica a diretora da Etalent.
Para se conquistar uma vaga de trainee, o ponto principal seria a preparação, de acordo com Kléber Piedade, diretor da Seja Trainee, empresa especializada em coaching e consultoria com foco em preparação para processos seletivos de trainee. Segundo ele, o processo se resume em três pilares: o autoconhecimento, o conhecimento sobre o mercado e o conhecimento das coisas que estão acontecendo fora do universo do processo seletivo, como questões econômicas e políticas.
O autoconhecimento é importante porque ajuda o candidato a ver pontos fortes e a desenvolver assim como analisar o que ele valoriza para o ambiente em que busca se inserir; valores da empresa que não ‘ataquem’ os pessoais.
O segundo pilar, o conhecimento sobre o mercado, envolve entender não só as empresas desejadas, mas também se aprofundar no entendimento de concorrentes e nos diferenciais competitivos de cada uma. "Dessa forma, autoconhecimento e entendimento sobre o mercado acabam convergindo para uma escolha mais direcionada das empresas desejadas", pontua.
Já o último pilar, o conhecimento das coisas que estão acontecendo fora do universo do processo seletivo, como questões econômicas e políticas, por exemplo, é importante pois as empresas buscam pessoas que estejam informadas sobre o que acontece na esfera além do processo e mais do que isso, que saibam se posicionar em relação à informação. As empresas buscam candidatos que saibam falar de assuntos diversos e não só sobre a empresa.

Processo seletivo dura em torno de 4 meses e são realizados com as seguintes etapas:

Testes online

• Utilização de vários testes online: idiomas, conhecimentos gerais, matemática, português e raciocínio lógico, que poderão ser utilizados de acordo com o objetivo de cada programa.
• Definição da nota de corte dentro de avaliação global
• Reporte dos testes e seleção dos aprovados

Testes Comportamentais | Personalidade, Atenção, etc.

Utilização de testes comportamentais para a avaliação da adequação do perfil comportamental do candidato ao perfil comportamental do cargo pretendido.

Dinâmicas em Grupo e Entrevistas por Competências

Os cases e técnicas a serem utilizados nas etapas de avaliação presencial serão desenvolvidas pela consultoria especialmente para o programa do cliente, a partir das competências a serem avaliadas e estarão focados nas características específicas do negócio.

Painel e Entrevistas Finais

Etapa onde é avaliada a atuação prática dos candidatos em cases similares aos que eles irão vivenciar durante o restante do programa.