Prouni 2023 tem inscrições abertas para bolsas de estudos

Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas.

Página inicial do Prouni 2023. Foto: Reprodução.

Começam nesta terça-feira (28) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2023. O sistema de seleção oferece bolsas de estudo, integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.

Para se inscrever é necessário ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, realizada antes do processo seletivo. Ou seja, nos anos de 2022 e 2021.

Também é preciso ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.

A partir da terça-feira (28) é possível entrar no site do programa e se inscrever. Depois disso, o estudante deve ficar atento para a nota de corte do curso que escolher. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 27 de março.

Quem pode se inscrever no Prouni 2023

O público-alvo do programa é o estudante que ainda não possui diploma de nível superior.

O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre o valor total da mensalidade do curso.

Já para a bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.

Para participar do Prouni também é necessário que o interessado atenda a pelo menos uma das seguintes condições:
Tenha cursado:

  • o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • o ensino médio integralmente em instituição privada, sendo bolsista integral da instituição;
  • o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, sendo bolsista integral;
  • o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, sendo bolsista parcial da instituição ou sem a condição de bolsista; e
  • o ensino médio integralmente em instituição privada, sendo bolsista parcial da instituição ou sem a condição de bolsista.

Também são consideradas as seguintes situações:

  • Seja pessoa com deficiência;
  • Seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.