icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Mobilização contra o Aedes tem atuação em 15 pontos da capital

  Dia D de Mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus, mobiliza Exército, órgãos públicos e sociedade civil

Publicado em 13/02/2016 às 7:00


Desde às 7h da manhã deste sábado (13), Dia D de Mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, as equipes do Exército Brasileiro estão em campo em todo o Estado. Em João Pessoa, a ação acontece em 15 pontos de referência, a exemplo do bairro da Torre. Na Paraíba, a ação está sendo realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, Gerências Regionais de Saúde, Bombeiros, Exército, Escoteiros e Infraero. Representantes da SES estão em 12 municípios prioritários.

Na capital, há equipes mobilizadas na Praça da Independência, no Centro, Praça do Coqueiral, em Mangabeira, Praça da Paz, no bairro do Bancários, Praça da Juventude, no Bairro das Indústrias e na Praça do Caju, no Bessa. O Busto de Tamandaré, entre as praias de Cabo Branco e Tambaú, Ponto Cem Réis, no Centro, também contam com os grupos de combate. Além desses locais, os mercados Central, da Torre, do Oitizeiro, de Mangabeira, do Bairro dos Estados, do Valentina Figueiredo, do Geisel e do Rangel, também fazem parte dos pontos de mobilização.

Para o Dia D, em todo o Estado, estão sendo mobilizadas mais de 2000 pessoas, entre soldados do Exército, Bombeiros, Escoteiros, Polícia Militar (PM) e Infraero. O Governo da Paraíba vai disponibilizar aos municípios a logística de material educativo, além de 2.125 kits para os Agentes de Combate a Endemias.


BALANÇO DAS AÇÕES
A Paraíba foi pioneiro com a utilização do aplicativo “Aedes na Mira” que hoje é usado em mais 7 estados, além disso se mantém entre os mais exitosos em relação às visitas domiciliares. De um total de 1.177.843 imóveis, já foram visitados até o momento, 931.820, o que equivale a 79,11%. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, até o dia 11 desse mês foram notificados 756 casos suspeitos de microcefalia na Paraíba, sendo 275 descartados, 52 confirmados com alteração de imagens e dois com amostras positivas para o Zica Vírus e 427 em investigação.

A Paraíba é o quarto Estado do país com o maior número de casos confirmados de microcefalia motivados por alguma infecção congênita, incluindo a contaminação pelo zika vírus. O boletim divulgado ontem pelo Ministério da Saúde (MS) revelou que de 2015 até o último dia 2, foram 54 bebês nascidos com essa malformação resultante de algum agente infeccioso. São 17 casos a mais do que o registrado no boletim anterior. Por conta desse aumento crescente de casos, sobretudo na região Nordeste, será realizado hoje o 'Dia D de Mobilização' de combate ao mosquito Aedes aegypti.

15 PONTOS DA CAPITAL
Os 15 pontos de referência da mobilização em João Pessoa serão os seguintes: Praça da Independência, Praça do Coqueiral (Mangabeira), Praça da Paz (Bancários), Praça da Juventude (Bairro das Indústrias), Praça do Cajú (Bessa), Busto de Tamandaré (Tambaú) e Ponto Cem Réis (Centro), Mercado Central, Mercado da Torre, Mercado do Oitizeiro, Mercado de Mangabeira, Mercado do Bairro dos Estados, Mercado do Valentina Figueiredo, Mercado do Geisel e Mercado do Rangel.

Para o Dia D, serão mobilizadas em todo o Estado mais de 2000 pessoas, entre soldados do Exército, Bombeiros, Escoteiros, Polícia Militar (PM) e Infraero. O Governo do Estado vai disponibilizar aos municípios a logística de material educativo, além de 2.125 kits para os Agentes de Combate a Endemias.

NOVOS NÚMEROS
Segundo os dados do Ministério da Saúde, a Paraíba contabilizou, até o último dia 2, 756 notificações de microcefalia. Deste total, além dos 54 casos confirmados por infecção, 427 estão em investigação e 275 foram descartados. Em todo o país, o estado com a situação mais preocupante é Pernambuco, que soma 1.501 notificações e 167 confirmações.

Dos registros de microcefalia confirmados na Paraíba, dois são de crianças que foram contaminadas, ainda no ventre das mães, pelo zika vírus. O Ministério da Saúde alegou que todos os casos de crianças nascidas com microcefalia e outras alterações no sistema nervoso central, informados pelos Estados e a possível relação com o vírus zika e outras infecções congênitas, estão sendo apurados pela pasta.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp