CULTURA
"Temos esperança de lançar 'Tropa de elite 2' sem pirataria", diz diretor
Equipe e elenco falaram à imprensa sobre filmagens nesta quinta (21). Continuação deve chegar aos cinemas no dia 13 de agosto.
Publicado em 21/01/2010 às 12:00
Do G1
Cerca de dois anos depois de rodar o fenômeno do cinema nacional "Tropa de elite", equipe e elenco se reuniram na manhã desta quinta-feira (21), num hotel na Zona Sul do Rio, para falar à imprensa sobre o início das filmagens da sequência "Tropa de elite 2".
"Temos esperança de lançar o novo filme sem pirataria", disse o diretor José Padilha, fazendo referência aos problemas de vazamento enfrentados pelo longa-metragem original, que chegou à internet e aos camelôs antes de estrear nos cinemas.
"Estamos tomando cuidados especiais com a segurança e temos um orçamento para isso", disse o cineasta. Ele contou que apenas um número limitado de pessoas terá acesso aos processos de finalização do filme, que acontecerão em uma espécie de "bunker", com entrada controlada. "Vamos montar o filme dentro de um caveirão", brincou Padilha.
Também compareceram à entrevista os atores Wagner Moura, que voltará a interpretar Capitão Nascimento, André Ramiro, Maria Ribeiro, Milhem Cortaz e o produtor Marcos Prado, além de Tainá Muller e Irandhir Santos, que vão entrar para o elenco. O cantor Seu Jorge também tem participação confirmada no longa. A previsão é de que "Tropa 2" chegue aos cinemas no dia 13 de agosto.
13 anos depois
Durante a entrevista, atores e diretor fizeram suspense sobre a história da continuação. "O Zé (Padilha) falou que se a gente contar alguma coisa sobre o filme a gente vai para o saco", brincou Maria Ribeiro, que voltará às telas como Rosane, mulher de Capitão Nascimento.
Mas o cineasta acabou revelando alguns detalhes sobre a trama da sequência, que vai começar 13 anos depois do final do primeiro filme e deve mostrar o crescimento do Batalhão de Operações Especiais do Rio (Bope) e a formação das milícias na cidade.
Padilha conta que no novo filme Capitão Nascimento sofrerá uma transformação. "No 'Tropa 1', o Nascimento não tinha um arco dramático, ele começava e terminava do mesmo jeito. No segundo, o desafio é ter uma transformação do personagem", disse o diretor, que afirma ter se baseado em pesquisa com policiais da vida real para escrever o roteiro da sequência.
O diretor revelou que na nova trama, o protagonista enfrenta problemas com seu filho, agora um adolescente, que será intepretado pelo estreante Pedro Van Held. "Como um policial explica para seu filho o que faz no trabalho? É essa reflexão que queremos levantar", afirmou.
"O Nascimento passa por um processo de amadurecimento, que tem a vercom o conceito de consciência e com a idade dele", disse Wagner Moura.
Com orçamento aproximado de R$ 16 milhões, "Tropa 2" tem roteiro assinado por Braulio Mantovani, que escreveu o primeiro longa, e será novamente fotografado por Lula Carvalho.
O filme original conseguiu notoriedade ao se tornar um sucesso inicialmente no mercado pirata de DVDs. Estima-se que mais de 10 milhões de pessoas tenham assistido à versão não-oficial da produção. Nos cinemas, a produção ultrapassou os 2 milhões de espectadores. O longa abocanhou vários prêmios, sendo o principal deles o Urso de Ouro, do Festival de Berlim.
Comentários