icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

"Temos esperança de lançar 'Tropa de elite 2' sem pirataria", diz diretor

Equipe e elenco falaram à imprensa sobre filmagens nesta quinta (21).  Continuação deve chegar aos cinemas no dia 13 de agosto.

Publicado em 21/01/2010 às 12:00

Do G1

Cerca de dois anos depois de rodar o fenômeno do cinema nacional "Tropa de elite", equipe e elenco se reuniram na manhã desta quinta-feira (21), num hotel na Zona Sul do Rio, para falar à imprensa sobre o início das filmagens da sequência "Tropa de elite 2".

"Temos esperança de lançar o novo filme sem pirataria", disse o diretor José Padilha, fazendo referência aos problemas de vazamento enfrentados pelo longa-metragem original, que chegou à internet e aos camelôs antes de estrear nos cinemas.

"Estamos tomando cuidados especiais com a segurança e temos um orçamento para isso", disse o cineasta. Ele contou que apenas um número limitado de pessoas terá acesso aos processos de finalização do filme, que acontecerão em uma espécie de "bunker", com entrada controlada. "Vamos montar o filme dentro de um caveirão", brincou Padilha.

Também compareceram à entrevista os atores Wagner Moura, que voltará a interpretar Capitão Nascimento, André Ramiro, Maria Ribeiro, Milhem Cortaz e o produtor Marcos Prado, além de Tainá Muller e Irandhir Santos, que vão entrar para o elenco. O cantor Seu Jorge também tem participação confirmada no longa. A previsão é de que "Tropa 2" chegue aos cinemas no dia 13 de agosto.

13 anos depois

Durante a entrevista, atores e diretor fizeram suspense sobre a história da continuação. "O Zé (Padilha) falou que se a gente contar alguma coisa sobre o filme a gente vai para o saco", brincou Maria Ribeiro, que voltará às telas como Rosane, mulher de Capitão Nascimento.

Mas o cineasta acabou revelando alguns detalhes sobre a trama da sequência, que vai começar 13 anos depois do final do primeiro filme e deve mostrar o crescimento do Batalhão de Operações Especiais do Rio (Bope) e a formação das milícias na cidade.

Padilha conta que no novo filme Capitão Nascimento sofrerá uma transformação. "No 'Tropa 1', o Nascimento não tinha um arco dramático, ele começava e terminava do mesmo jeito. No segundo, o desafio é ter uma transformação do personagem", disse o diretor, que afirma ter se baseado em pesquisa com policiais da vida real para escrever o roteiro da sequência.

O diretor revelou que na nova trama, o protagonista enfrenta problemas com seu filho, agora um adolescente, que será intepretado pelo estreante Pedro Van Held. "Como um policial explica para seu filho o que faz no trabalho? É essa reflexão que queremos levantar", afirmou.

"O Nascimento passa por um processo de amadurecimento, que tem a vercom o conceito de consciência e com a idade dele", disse Wagner Moura.

Com orçamento aproximado de R$ 16 milhões, "Tropa 2" tem roteiro assinado por Braulio Mantovani, que escreveu o primeiro longa, e será novamente fotografado por Lula Carvalho.

O filme original conseguiu notoriedade ao se tornar um sucesso inicialmente no mercado pirata de DVDs. Estima-se que mais de 10 milhões de pessoas tenham assistido à versão não-oficial da produção. Nos cinemas, a produção ultrapassou os 2 milhões de espectadores. O longa abocanhou vários prêmios, sendo o principal deles o Urso de Ouro, do Festival de Berlim.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp