icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Deputados da PB ficam de fora do ranking dos mais faltosos em 2009

Apesar do aumento total do número de faltas entre os parlamentares na Câmara Federal, os paraibanos fizeram o dever de casa e não figuraram na lista dos 41 mais ausentes.

Publicado em 01/02/2010 às 14:26

Karoline Zilah

Apesar dos deputados federais terem aumentado em mais de 2 mil suas ausências em votações plenárias em 2009, os parlamentares paraibanos deram exemplo e não entraram para o ranking dos mais faltosos. O aumento da frequência nas sessões corrigiu as falhas do ano de 2008, quando, por exemplo, Marcondes Gadelha, então afiliado ao PSB, apareceu na lista dos 25 mais ausentes.

Segundo dados levantados pelo site Congresso em Foco, em 2008 foram registradas 7.643 faltas. Já em 2009, os 553 parlamentares foram responsáveis por 9.820 ausências, a maior da história da legislatura nacional. Delas, 1.066 não foram justificadas. Já as faltas sob a chancela de “licença médica” ou “missão oficial autorizada” chegaram a 8.788.

Confira a lista dos 41 mais faltosos em 2009

Os seis mais faltosos registraram mais de 50% de ausência em votações e deveriam ter comparecido em 115 sessões deliberativas realizadas no ano passado. São eles: Miguel Martini (PHS-MG), com 95,7% de faltas (110, todas justificadas); Nice Lobão (DEM-MA), ausente em 93,9% das sessões (108 justificativas); Jader Barbalho (PMDB-PA), com 73% de ausência (80 justificadas e quatro sem justificativa); Fernando de Fabinho (DEM-BA), 63,5% de ausência (71 sem justificativa e duas não justificadas); Vadão Gomes (PP-SP), 55,7% de faltas (62 comunicadas e duas não justificadas); e Zé Vieira (PR-MA), com 53% de ausência (55 faltas justificadas e seis não justificadas).

Desempenho dos paraibanos em 2008

Por ter sido considerado satisfatório, o desempenho dos deputados federais paraibanos em 2009 não foi divulgado pelo Congresso em Foco. Estão disponíveis no site as listas completas das faltas nos anos de 2008 e 2007.

Em 2008, por exemplo, Marcondes Gadelha liderou as ausências entre os paraibanos, ficando com o 24º lugar com 34 faltas justificadas e uma não justificada. Também apareceu na lista entre os 50 mais faltosos o ex-deputado Walter Britto Neto (na época do PRB), com 18 faltas justificadas e 11 não justificadas.

Os levantamentos de cada ano, bem como os que são feitos semestralmente, têm como base a página eletrônica da Câmara dos Deputados. Todos os parlamentares que exerceram o mandato, independentemente do período, na condição de titular ou suplente, são incluídos para efeito de cálculos e comparações.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp