VAMOS TRABALHAR
Momentos de lazer também são importantes
Professor recomenda que candidatos a concursos encontrem equilíbrio entre dedicação aos estudos e os momentos de diversão.
Publicado em 09/12/2011 às 6:30
O professor Chico Viana recomenda que os estudos não sejam deixados de lado, mas também que os momentos de lazer sejam preservados. “Nas férias dá para manter o contato com os textos e manter a leitura dos jornais e revistas, isso certamente é capaz de fazer a diferença na hroa da prova”, comenta. A recomendação é válida também para quem vai fazer a segunda etapa do Processo Seletivo Seriado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Para os concurseiros, o professor orienta que avaliem o que mudou nas provas. “Antes a cobrança era pela nomenclatura, hoje os certames pedem interpretação de textos”, declara.
Segundo Viana, o aluno não pode confundir o conhecimento gramatical com o linguístico. “A capacidade de produzir e compreender um texto é de fundamental importância para quem almeja conquistar uma vaga no serviço público”, explica.
De acordo com o professor, há alguns anos, as provas de língua portuguesa dos concursos públicos cobrava questões para identificar, por exemplo, objeto direto, indireto e complemento nominal. “Hoje é preciso saber coerência, coesão e contextualidade”, afirma. Quem está na preparação para concurso público não pode esquecer que a partir de janeiro as novas regras ortográficas passam a ser obrigatórias. Por isso, se você ainda não se adequou às exigências, é melhor começar o quanto antes.
Comentários