VIDA URBANA
Incra-PB realiza rodada de mutirões de documentação no Sertão
Serão beneficiados trabalhadores de Projetos de Assentamento da Reforma Agrária e de comunidades da agricultura familiar.
Publicado em 01/12/2008 às 12:28
Da Redação
Com assessoria do Incra
Durante esta semana, trabalhadores rurais das cidades Paulista, Condado, Malta, Teixeira e São José do Bonfim poderão tirar gratuitamente documentos como registro de nascimento, carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, registro junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e carteira de pescador.
Serão beneficiados trabalhadores de Projetos de Assentamento da Reforma Agrária e de comunidades da agricultura familiar. O mutirão é realizado pela Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba e faz parte do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
A prioridade nos atendimentos é dada às mulheres, como parte das ações do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (Ppigre/MDA), mas homens e crianças também são beneficiados.
Na primeira rodada de mutirões de documentação realizada este ano no Sertão, de 8 a 14 de novembro, foram atendidos trabalhadores rurais dos municípios de Jericó, Sousa, Cajazeiras, Marizópolis e Aparecida.
No primeiro semestre de 2008 foram emitidos na Paraíba aproximadamente 15,5 mil documentos – número bem superior ao do ano passado inteiro, quando foram emitidos, nos 12 meses, aproximadamente 12 mil documentos. Desde o início do programa, em 2004, mais de 70 mil documentos foram tirados gratuitamente por trabalhadoras e trabalhadores rurais paraibanos.
Cronograma
1/12 – Paulista – Escola Municipal Cândido de Assis Queiroga
2/12 – Condado – Escola Municipal Sebastião Alves de Lima
3/12 – Malta – Escola Municipal de Ensino Fundamental Boileaw Dantas Wanderley
4/12 – Teixeira – Projeto de Assentamento Poços de Baixo
5/12 – Teixeira – Comunidade Sítio Sabonete
6/12 – São José do Bonfim – Colégio Senador Humberto Lucena
Comentários