CULTURA
Veja filmes que estreiam nas telonas neste fim de semana
Terror 'A Hora do Pesadelo' é uma das estreias. Filme foi sucesso nos anos 80 e agora estreia com refilmagem. Veja lista dos filmes que estão em cartaz.
Publicado em 07/05/2010 às 15:09
Renato Félix
Do Jornal da Paraíba
Em 1984, o cinema de horror já tinha uns serial killers famosos: Michael Myers, de Halloween, já estava com três filmes na conta, e Jason Vorhees, de Sexta-Feira 13, estava estrelando seu quarto. Mas ganhariam um concorrente de peso: Freddy Krueger, o assassino dos sonhos de A Hora do Pesadelo, de Wes Craven.
Reconhecidamente um dos melhores filmes do gênero nos anos 80.
Confira trailers e horários dos filmes que estão em cartaz nos cinemas
Agora, depois dos próprios Halloween e Sexta-Feira 13, chegou a vez da refilmagem de A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street, Estados Unidos, 2010, estreia hoje em JP e CG).
Robert Englund ficou famoso como o jardineiro acusado de molestar crianças que foi queimado pelos pais da Elm Street e volta, deformado e com lâminas no lugar dos dedos, como uma assombração nos pesadelos dos jovens da vizinhança. O papel, agora, é de Jackie Earle Jaley - o pedófilo de Pecados Íntimos (200) e o Rorschach de Watchmen - O Filme (2009).
Freddy estrelou nove filmes da série A Hora do Pesadelo (o último foi Um Novo Pesadelo - O Retorno de Freddy Krueger, de 1994) e um derivado, Freddy vs. Jason (2003), além de ser o mestre de cerimônias da série de TV A Hora do Pesadelo (1988-90), se transformando em um ídolo pop e caindo no escracho geral.
A refilmagem de A Hora do Pesadelo, como as dos outros dois filmes, soa estranha justamente pelos personagens estarem tão presentes no imaginário do público.
A ideia original era de que o novo A Hora do Pesadelo fosse um prólogo (ou prequel como também se chama por aí), mas o projeto acabou se tornando uma refilmagem e um recomeço da série - cuja parte dois já está agendada.
Apesar do filme estar na liderança das bilheterias norte-americanas, as críticas em geral têm sido bem desfavoráveis, apontando que o remake é, no mínimo, desnecessário.
Michael Bay (sim, ele mesmo, o diretor dos dois Transformers) não está preocupado com isso. Produtor do novo A Hora do Pesadelo, ele também comanda as outras refilmagens de filme de horror e suspense setentistas e oitentistas: O Massacre da Serra Elétrica (2003), Terror em Amityville (2005), A Morte Pede Carona (2007) e Sexta-Feira 13 (2009). Não dirigiu nenhum, no entanto - A Hora do Pesadelo foi entregue a Samuel Bayer, em seu primeiro filme.
Antes, Bayer dirigiu apenas videoclipes - centenas deles, entre alguns do Garbage, Mettalica, Green Day, Smashing Pumpkins, Sheryl Crow e “Zombie” e “Ode to my family”, do Cranberries. Agora, entra no cinema com a missão de dar nova vida a um célebre personagem que acabou maior que seus próprios filmes. No entanto, o novo pesadelo de Freddy Krueger, pela repercussão, não tem sido muito mais do que um sonho ruim.
Comentários