icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Botafogo comemora 80 anos de história com café da manhã

Pontapé inicial da festa será dado logo cedo, às 8h, quando será oferecido um café da manhã para dirigentes, sócios, torcedores e imprensa, na Maravilha do Contorno.

Publicado em 28/09/2011 às 8:00

Hoje é dia do Botafogo esquecer a ausência de resultados significativos nos últimos anos e exaltar as glórias do passado. Não é momento de lembrar da estreia com derrota diante do Auto Esporte, na Copa Paraíba, e sim de recordar a grande vitória contra o Flamengo de Zico e cia, em 1982, quando o Belo ainda disputava a elite do Campeonato Brasileiro. É porque estamos falando do aniversário de 80 anos de um dos clubes mais tradicionais do Estado.

O pontapé inicial da festa será dado logo cedo, às 8h, quando será oferecido um café da manhã para dirigentes, sócios, torcedores e imprensa, na Maravilha do Contorno. Depois, por volta das 9h, estão previstos os lançamentos de algumas obras realizadas, recentemente, na sede do Alvinegro, como a conclusão do portal de entrada, e também do selo comemorativo dos 80 anos. No final da tarde, uma missa em ação de graças, na Catedral de Nossa Senhora das Neves, será celebrada.

“É uma data especial para todos nós que fazemos parte desta nação. Eu sei que não estamos vivendo um bom momento no futebol, que é o nosso carro-chefe, mas chegou a hora de revertermos essa situação. E vai ser a partir de agora, com o aniversário do Botafogo”, declarou o vice-presidente administrativo Sérgio Meira.

As comemorações botafoguenses, na verdade, começaram no último final de semana, apesar do presente de grego que recebeu do rival Auto Esporte no domingo (derrota por 2 a 0 na rodada de abertura da Copa Paraíba). Na ocasião, houve exposição de troféus e fotos, além de uma carreata.

Deixando um pouco o presente de lado, vamos ao passado. O Botafogo foi fundado por cinco integrantes, na casa de um deles, e teve como primeiro presidente Olavo Rodrigues. A definição deste nome veio apenas depois de uma assembleia com vários palpites de todos os presentes.

O primeiro título do Campeonato Paraibano conquistado pelo clube veio em 1936, com uma vitória pelo placar de 3 a 2 diante do extinto Sol Levante na grande decisão. O Alvinegro, inclusive, é o maior vencedor do Estadual, com 26 troféus, e dono de um feito pra lá de invejável: é o único time da Paraíba que conseguiu ser campeão invicto em seis oportunidades diferentes (em 1937, 1949, 1953, 1957, 1970 e 1976).

O que se vê atualmente, no entanto, é uma realidade completamente distinta. Até porque já faz oito anos que o clube não sabe o que é vencer um Paraibano. E foi justamente em 2003 que a torcida botafoguense pôde comemorar pela última vez uma temporada significativa, já que o Belo também fez uma boa campanha na Série C do Brasileiro e por pouco não garantiu o acesso. De lá para cá, restou ao torcedor se contentar com um mero título da Copa Paraíba (em 2010) e nada mais.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp