VIDA URBANA
Saúde de CG reforça vacinação contra febre amarela por conta da procura
Doses são disponibilizadas apenas para pessoas que vão viajar.
Publicado em 22/01/2018 às 11:45
A grande procura pela vacinação contra febre amarela em Campina Grande fez a secretaria de Saúde aumentar, pela segunda vez, o número de doses diárias para população, passando de 100 para 130 a partir desta segunda-feira (22). Antes, era disponibilizada a quantidade de 40 doses diárias.
De acordo com informações da coordenadora de Imunização de Campina Grande, Miralva Cruz, mesmo o estado da Paraíba não sendo considerado área de risco, o aumento pela procura da vacina ocorre em consequência do avanço da doença em outras regiões do país. “O município já havia aumentado a quantidade de doses diárias, de 40 para 100 na última semana, mas devido à procura decidimos aumentar mais 30 doses. Essa procura acontece em questão da expansão da doença em outros estados do país, mesmo nossa área estadual não sendo considerada de risco”, ressaltou.
Ainda de acordo com Miralva Cruz, a dose é aplicada prioritariamente para quem pretende viajar. “A vacina é disponibilizada de maneira prioritária para quem está com alguma viagem programada para às áreas de risco da doença. É importante que as pessoas tenham conhecimento dessa observação”, explicou.
>>> Saiba como e onde se vacinar contra febre amarela na Paraíba
>>> Procura por vacina contra febre amarela em João Pessoa provoca filas
A dose da vacina é aplicada no Hospital Municipal Doutor Edgley Maciel, no bairro José Pinheiro, de segunda a quinta-feira, das 14h às 16h. Para receber a dose, é necessário levar algum comprovante de viagem, a exemplo da passagem ou o demonstrativo da reserva de hotel, mais documento de identificação pessoal. A vacina é aplicada em crianças a partir dos nove meses de vida e em adultos até 59 anos de idade. A partir dos 60 anos, é necessário apresentar prescrição médica.
Orientação
Segundo Ministério da Saúde, as pessoas que pretendem viajar para às áreas consideradas de risco da doença, devem tomar a vacina menos 15 dias antes da viagem para que o efeito seja garantido.
Febre amarela
O vírus da febre amarela, conforme o Ministério da Saúde, é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A doença não é passada de pessoa a pessoa.
Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença.
Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer.
Comentários