icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Defesa Civil de CG faz plano contra enchentes

De acordo o coordenador local da Defesa Civil, Ruither Sansão, um dos principais desafios do plano é assegurar a integração dos municípios da região.

Publicado em 13/12/2011 às 7:15

A Defesa Civil (DC) de Campina Grande está ultimando o plano para prevenir a ocorrência de desastres naturais, em função das chuvas de verão. De acordo o coordenador local da Defesa Civil, Ruither Sansão, um dos principais desafios do plano é assegurar a integração de todos os 23 municípios que formam a Região Metropolitana de Campina Grande.

“Não podemos pensar de forma isolada. Neste ano, tivemos vários problemas em função do estouro de açudes localizados em municípios vizinhos a Campina Grande. Por isso, é preciso identificar qual será o papel a ser desempenhado por cada município, órgão e setor envolvido nessa questão”, justificou Sansão.

Para assegurar o envolvimento de todos eles, o coordenador informou que está prevista uma audiência no Ministério Público, a fim de que seja firmado acordo de cooperação e a definição do papel a ser desempenhado por cada um dos agentes públicos e privados no plano. A reunião deve ocorrer no início de janeiro.

Ele destacou ainda que já entregou à Secretaria de Obras do município algumas ações que já devem ser desenvolvidas, para evitar transtornos durante as chuvas. Entre as medidas, estão o início da operação de desentupimento de galerias, coleta de lixo em terenos baldios e reparo em diversas 'bocas de lobo' espalhados pela cidade. “Somente nos bairros Jardim Paulistano e Rosa Cruz identificamos a necessidade de trocar 38 bocas de lobo”, citou.

Disse ainda que, sobretudo nessa época do ano, quando as pessoas costumam fazer reformas em suas casas, o risco de alagamento aumenta devido ao entulho das construções e aos materiais que ficam nas calçadas e acabam escoando pela rede coletora.

Na próxima quinta e sexta-feira será realizada na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a '2ª Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor Norte da Região Nordeste do Brasil'. Na oportunidade será divulgada a previsão climática para o primeiro trimestre do ano de 2012. As conclusões serão decisivas para fechar o plano de prevenção de enchentes em Campina Grande e nos demais municípios.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp