icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Mais de 17 milhões vão receber declaração do IR já preenchida

Declaração poderá ser acessada pelo contribuinte pessoa física através da sua conta do e-CAC, na página da internet.

Publicado em 13/12/2011 às 8:00

A declaração do Imposto de Renda pré-preenchida pela Receita Federal -que será implementada a partir de 2014 para quem possui só uma fonte de renda- poderá ser acessada pelo contribuinte pessoa física através da sua conta do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), na página da internet.

"A Receita Federal não manda email", alertou o secretário Carlos Alberto Barreto. "O e-CAC é o nosso canal seguro". Para ter acesso ao e-CAC, é preciso gerar uma senha no site da Receita.

Segundo ele, quase todos dos 70% de contribuintes que hoje fazem declaração de IR simplificada possuem apenas uma fonte de renda. Ou seja, a estimativa é que mais de 17 milhões de pessoas físicas sejam beneficiadas pela medida (neste ano 24,4 milhões de declarações foram entregues).

"A Receita vai gerar uma declaração pré preenchida, com dados cadastrais, rendimentos, bens, direitos e obrigações. Se estiver correto, o cliente apenas vai confirmar e transmitir para a Receita pelo e-CAC. Se houver necessidade de adicionar informação, como por exemplo a compra ou venda de algum bem, é só fazê-lo e depois transmitir", explicou Carlos Roberto Occaso, subsecretário de Arrecadação da Receita.

DECLARAÇÕES EXTINTAS
Além de detalhar as informações sobre o IR de pessoa física, a Receita Federal informou há pouco que sete declarações para pessoas jurídicas serão extintas, também como parte do processo de simplificação em curso no órgão.

A principal das declarações, a DIPJ (Declaração de Informações Econômicos Fiscais de Pessoas Jurídicas), será extinta a partir de 2014.

O Demonstrativo de Exportações acabou em maio deste ano, o DIF Bebidas foi extinto na semana passada, e o DNF (Demonstrativo de Notas Fiscais), a DCP (Declaração de Crédito Presumido de IPI) e a DITR (Declaração de Imposto Territorial Rural para imóveis imunes e isentos) deixarão de existir a partir de 2012.

No caso da DASN (Declaração Anual do Simples Nacional), ainda precisará ser entregue em março do ano que vem, mas depois dessa última entrega também será extinta.

A Receita irá permitir o parcelamento das contribuições previdenciárias pela internet a partir de 2012. A medida evitará a necessidade do atendimento presencial. Ao acessar o serviço, o contribuinte formalizará o parcelamento e o sistema fornecerá o cálculo da parcela mínima que será permitida.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp